Classe hospitalar – uma mediação na inclusão escolar de aluno pós-hospitalizados
Abstract
Este artigo tem por finalidade refletir sobre os aportes teóricos que envolvem a inclusão
escolar e o acompanhamento pedagógico da criança pós-hospitalizada. A partir deste
estudo, buscou-se investigar se o acompanhamento pedagógico realizado na classe
hospitalar do Hospital Universitário de Santa Maria cumpriu a função de facilitador no
processo de inclusão de um aluno pós-hospitalizado no âmbito escolar. Para tanto, foi
realizado um estudo de caso de um aluno pós-hospitalizado, que freqüentou a classe
hospitalar do Hospital Universitário de Santa Maria no período de 2000 a 2004 e que
atualmente está incluído na quinta-série de uma escola estadual da cidade de Santa
Maria. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com as professoras da escola e
com a professora da classe hospitalar do referido aluno. Assim, constatou-se que o
acompanhamento pedagógico oferecido pela classe hospitalar durante o tratamento de
saúde foi de extrema importância, pois permitiu que o aluno, mesmo impossibilitado de
freqüentar a escola, continuasse a estudar e acompanhar sua turma a partir dos
materiais enviados pela escola. O aluno ao retornar a escola, apresentou facilidade de
readaptação tanto escolar quanto social, pois não foi privado dos conteúdos escolares
e dos relacionamentos afetivos durante a internação hospitalar, tendo a oportunidade
de estabelecer novos vínculos de amizades no hospital, o que refletiu positivamente na
reintegração com o grupo escolar. Portanto, o trabalho com crianças e adolescentes
em tratamento de saúde nas classes hospitalares é de suma importância desde o
momento da internação até a alta hospitalar, pois contribuem para que não ocorra
defasagem na aprendizagem, facilitando a inclusão no âmbito escolar.
Collections
- Educação Especial [20]