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dc.creatorOliveira, Fabrício Varoni de
dc.date.accessioned2020-02-04T14:33:49Z
dc.date.available2020-02-04T14:33:49Z
dc.date.issued2019-06-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19479
dc.description.abstractOutpatient absenteeism can be considered as the absence of the user to the consultation and / or examination previously scheduled or when the health institution is communicated, however without allowing the communication of a new user to the consultation and / or examination not performed. Considering the limited capacity of care and the scarcity of resources, the health systems have aggravated their conditions due to these situations. This scenario was based on the objective of measuring the economic cost with the outpatient absenteeism of patients from the Psychosocial Care Outpatient Clinic of the University Hospital of Santa Maria (HUSM), in the period 2015-2017. This purpose was met by the use of the absorption cost method. In addition, interviews were conducted with the agents involved in the scheduling and execution of the consultations in order to obtain their perception about outpatient absenteeism and its economic repercussions. In terms of results, from the allocation of these costs, the quantitative data on the economic losses of absenteeism was obtained, which averaged R$396 thousand per year in the triennium analyzed for AAPS / HUSM. Regarding the unit cost per appointment, the results showed that the average cost per scheduled patient was R$202,92 while the average cost per patient served was R$252,95. As determinants of absenteeism, there were mainly those related to users, with emphasis on forgetfulness, lack of awareness and lack of user. Regarding the control of absenteeism and its repercussions on the institution's revenues, although the monitoring is being carried out through reports, the informational level is asymmetrical among the agents involved in the scheduling and execution process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAbsenteísmopor
dc.subjectCusto econômicopor
dc.subjectAmbulatório de atenção psicossocialpor
dc.subjectHUSMpor
dc.subjectAbsenteeismeng
dc.subjectEconomic Costeng
dc.subjectPsychosocial attention outpatient cliniceng
dc.titleAnálise do custo econômico do absenteísmo de consultas no Ambulatório de Atenção Psicossocial do Hospital Universitário de Santa Mariapor
dc.title.alternativeAnalysis of the economic cost of absenteism of consultations in the Ambulatory of Psychosocial Attention of the Hospital Universitário de Santa Mariaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO absenteísmo ambulatorial pode ser conceituado como a ausência do usuário à consulta e/ou exame previamente agendado ou quando a instituição de saúde é comunicada, no entanto sem possibilitar a comunicação de um novo usuário à consulta e/ou exame não realizado. Considerando a capacidade limitada de atendimento e a escassez de recursos, os sistemas de saúde tem agravado suas condições decorrente destas situações. Cenário este que fundamentou o objetivo de mensurar o custo econômico com o absenteísmo ambulatorial de pacientes do Ambulatório de Atenção Psicossocial do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), no período 2015-2017. Este propósito foi atendido pela utilização do método de custo por absorção. Complementarmente, foram realizadas entrevistas com os agentes participantes do processo de agendamento e execução das consultas com o intuito de obter a percepção destes acerca do absenteísmo ambulatorial e suas repercussões econômicas. Em termos de resultados, a partir da alocação destes custos, obteve-se o quantitativo referente às perdas econômicas do absenteísmo que, em média, foi de R$396 mil ao ano no triênio analisado para o AAPS/HUSM. No tocante ao custo unitário por consulta, os resultados evidenciaram que o custo médio por paciente agendado foi de R$202,92 enquanto o custo médio por paciente atendido foi de R$252,95. Como determinantes do absenteísmo, evidenciou-se principalmente aqueles relacionados aos usuários, com destaque ao esquecimento, a falta de consciência e ao descaso do usuário. Quanto ao controle do absenteísmo como suas repercussões nas receitas da instituição, embora o acompanhamento esteja sendo realizado por meio de relatórios, o nível informacional é assimétrico entre os agentes envolvidos no processo de agendamento e execução.por
dc.contributor.advisor1Bender Filho, Reisoli
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9794436610539367por
dc.contributor.referee1Resener, Elaine Verena
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3193600549463375por
dc.contributor.referee2Santos, Wendel Mombaque dos
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0027810025704879por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3984929083072176por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministração Públicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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