dc.creator | Oliveira, Fabrício Varoni de | |
dc.date.accessioned | 2020-02-04T14:33:49Z | |
dc.date.available | 2020-02-04T14:33:49Z | |
dc.date.issued | 2019-06-28 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19479 | |
dc.description.abstract | Outpatient absenteeism can be considered as the absence of the user to the consultation and /
or examination previously scheduled or when the health institution is communicated, however
without allowing the communication of a new user to the consultation and / or examination
not performed. Considering the limited capacity of care and the scarcity of resources, the
health systems have aggravated their conditions due to these situations. This scenario was
based on the objective of measuring the economic cost with the outpatient absenteeism of
patients from the Psychosocial Care Outpatient Clinic of the University Hospital of Santa
Maria (HUSM), in the period 2015-2017. This purpose was met by the use of the absorption
cost method. In addition, interviews were conducted with the agents involved in the
scheduling and execution of the consultations in order to obtain their perception about
outpatient absenteeism and its economic repercussions. In terms of results, from the allocation
of these costs, the quantitative data on the economic losses of absenteeism was obtained,
which averaged R$396 thousand per year in the triennium analyzed for AAPS / HUSM.
Regarding the unit cost per appointment, the results showed that the average cost per
scheduled patient was R$202,92 while the average cost per patient served was R$252,95. As
determinants of absenteeism, there were mainly those related to users, with emphasis on
forgetfulness, lack of awareness and lack of user. Regarding the control of absenteeism and its
repercussions on the institution's revenues, although the monitoring is being carried out
through reports, the informational level is asymmetrical among the agents involved in the
scheduling and execution process. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Absenteísmo | por |
dc.subject | Custo econômico | por |
dc.subject | Ambulatório de atenção psicossocial | por |
dc.subject | HUSM | por |
dc.subject | Absenteeism | eng |
dc.subject | Economic Cost | eng |
dc.subject | Psychosocial attention outpatient clinic | eng |
dc.title | Análise do custo econômico do absenteísmo de consultas no Ambulatório de Atenção Psicossocial do Hospital Universitário de Santa Maria | por |
dc.title.alternative | Analysis of the economic cost of absenteism of consultations in the Ambulatory of Psychosocial Attention of the Hospital Universitário de Santa Maria | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O absenteísmo ambulatorial pode ser conceituado como a ausência do usuário à consulta e/ou
exame previamente agendado ou quando a instituição de saúde é comunicada, no entanto sem
possibilitar a comunicação de um novo usuário à consulta e/ou exame não realizado.
Considerando a capacidade limitada de atendimento e a escassez de recursos, os sistemas de
saúde tem agravado suas condições decorrente destas situações. Cenário este que
fundamentou o objetivo de mensurar o custo econômico com o absenteísmo ambulatorial de
pacientes do Ambulatório de Atenção Psicossocial do Hospital Universitário de Santa Maria
(HUSM), no período 2015-2017. Este propósito foi atendido pela utilização do método de
custo por absorção. Complementarmente, foram realizadas entrevistas com os agentes
participantes do processo de agendamento e execução das consultas com o intuito de obter a
percepção destes acerca do absenteísmo ambulatorial e suas repercussões econômicas. Em
termos de resultados, a partir da alocação destes custos, obteve-se o quantitativo referente às
perdas econômicas do absenteísmo que, em média, foi de R$396 mil ao ano no triênio
analisado para o AAPS/HUSM. No tocante ao custo unitário por consulta, os resultados
evidenciaram que o custo médio por paciente agendado foi de R$202,92 enquanto o custo
médio por paciente atendido foi de R$252,95. Como determinantes do absenteísmo,
evidenciou-se principalmente aqueles relacionados aos usuários, com destaque ao
esquecimento, a falta de consciência e ao descaso do usuário. Quanto ao controle do
absenteísmo como suas repercussões nas receitas da instituição, embora o acompanhamento
esteja sendo realizado por meio de relatórios, o nível informacional é assimétrico entre os
agentes envolvidos no processo de agendamento e execução. | por |
dc.contributor.advisor1 | Bender Filho, Reisoli | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9794436610539367 | por |
dc.contributor.referee1 | Resener, Elaine Verena | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3193600549463375 | por |
dc.contributor.referee2 | Santos, Wendel Mombaque dos | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0027810025704879 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3984929083072176 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Administração Pública | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |