Atuação docente em Educação Física: teorias e práticas em contextos escolares
Resumo
Esta monografia de especialização tem como objetivo de pesquisa identificar
tendências da pesquisa sobre atuação docente em Educação Física veiculada em
PAC nacionais. Para alcançar o objetivo proposto, elaboramos o seguinte problema
de pesquisa: “Quais as tendências de pesquisa sobre atuação docente em Educação
Física escolar produzida e publicada em PAC nacionais nos últimos 5 anos?”. Esta
pesquisa é um Estudo de Revisão de Literatura Especializada (ERLE), com base na
produção acadêmico-científica veiculada em periódicos acadêmico-científicos (PAC)
nacionais/brasileiros da Capes. Este estudo de revisão de literatura não alcançou
todas as publicações acadêmico-científicas sobre atuação docente em Educação
Física, visto que investigamos uma pequena parte do universo existente sobre o
assunto. O panorama realizado com este estudo de revisão de literatura evidenciou
um volume maior de publicações sobre a análise da prática docente de um modo
geral. O ensino dos esportes e as discussões sobre o esporte na Educação Física
também ocuparam bastante espaço neste arrazoado. Artigos sobre práticas
avaliativas, utilização de recursos didáticos, relação entre a gestão escolar e a
atuação do professor de Educação Física, saberes docentes, planejamento didáticopedagógico
e pressupostos teóricos que servem de base para sua atuação em
Educação Física escolar tiveram, por sua vez, menos destaque. Nosso estudo
também identificou que a maioria dos estudos sobre a atuação docente em Educação
Física está voltada para o Ensino Fundamental. Há um número reduzido de artigos
que investigou sobre a atuação do professor de Educação Física no Ensino Médio.
Assim, consideramos relevante novas pesquisas sobre os elementos constituintes da
atuação docente em Educação Física no Ensino Médio, visto que podem contribuir
para a consolidação da importância da Educação Física também no Ensino Médio.
Então, acreditamos que seja necessário ampliar os estudos e publicações sobre as
práticas avaliativas, utilização de recursos didáticos, gestão escolar, saberes
docentes, planejamento e pressupostos teóricos que servem de base para atuação
do professor de Educação Física, também no Ensino Médio. A ampliação deste estudo
pode ser feita, por exemplo, utilizando-se como fontes para coleta de informações
teses e dissertações realizadas sobre este assunto. Entendemos que, embora
tenhamos encontrado um número significativo de artigos que buscam discutir o que
faz ou como faz o professor de Educação Física na escola em sua atuação docente,
há temáticas que devem ser mais bem exploradas e estudadas.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
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