dc.contributor.advisor | Gama, Maria Eliza Rosa | |
dc.creator | Neu, Adriana Flávia | |
dc.date.accessioned | 2020-02-05T13:56:54Z | |
dc.date.available | 2020-02-05T13:56:54Z | |
dc.date.issued | 2018-01-31 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19486 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This specialization monograph aims to identify research trends on teaching
performance in Physical Education published in the national PAC. To achieve the
proposed objective, we elaborated the following research problem: "What are the
research trends on teaching performance in school Physical Education produced and
published in national PACs in the last 5 years?". This research is a Specialized
Literature Review Study (ERLE), based on academic-scientific production published in
Capes' national / Brazilian academic-scientific journals (PAC). This literature review
study did not reach all academic-scientific publications on teaching performance in
Physical Education, since we investigated a small part of the existing universe on the
subject. The panorama made with this study of literature review showed a greater
volume of publications on the analysis of teaching practice in general. The teaching of
sports and discussions about sports in Physical Education also occupied a lot of space
in this reasoning. Articles on evaluative practices, use of teaching resources, the
relationship between school management and the performance of the Physical
Education teacher, teaching knowledge, didactic-pedagogical planning and theoretical
assumptions that serve as a basis for his performance in school Physical Education
had, in turn, less prominence. Our study also identified that most of the studies on the
teaching performance in Physical Education are focused on Elementary Education.
There is a small number of articles that investigated the role of the Physical Education
teacher in high school. Thus, we consider relevant new research on the constituent
elements of the teaching performance in Physical Education in High School, since they
can contribute to the consolidation of the importance of Physical Education also in High
School. So, we believe that it is necessary to expand studies and publications on
evaluative practices, use of didactic resources, school management, teaching
knowledge, planning and theoretical assumptions that serve as the basis for the
performance of the Physical Education teacher, also in High School. The expansion of
this study can be done, for example, using as sources for collecting information theses
and dissertations carried out on this subject. We understand that, although we have
found a significant number of articles that seek to discuss what the Physical Education
teacher does or does in school in his teaching activity, there are themes that should be better explored and studied. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Atuação docente | por |
dc.subject | Práticas dos professores | por |
dc.subject | Educação física escolar | por |
dc.subject | Teaching performance | eng |
dc.subject | Teachers' practices | eng |
dc.subject | School physical education | eng |
dc.title | Atuação docente em Educação Física: teorias e práticas em contextos escolares | por |
dc.title.alternative | Teaching performance in physical education: theories and practices in school contexts | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Esta monografia de especialização tem como objetivo de pesquisa identificar
tendências da pesquisa sobre atuação docente em Educação Física veiculada em
PAC nacionais. Para alcançar o objetivo proposto, elaboramos o seguinte problema
de pesquisa: “Quais as tendências de pesquisa sobre atuação docente em Educação
Física escolar produzida e publicada em PAC nacionais nos últimos 5 anos?”. Esta
pesquisa é um Estudo de Revisão de Literatura Especializada (ERLE), com base na
produção acadêmico-científica veiculada em periódicos acadêmico-científicos (PAC)
nacionais/brasileiros da Capes. Este estudo de revisão de literatura não alcançou
todas as publicações acadêmico-científicas sobre atuação docente em Educação
Física, visto que investigamos uma pequena parte do universo existente sobre o
assunto. O panorama realizado com este estudo de revisão de literatura evidenciou
um volume maior de publicações sobre a análise da prática docente de um modo
geral. O ensino dos esportes e as discussões sobre o esporte na Educação Física
também ocuparam bastante espaço neste arrazoado. Artigos sobre práticas
avaliativas, utilização de recursos didáticos, relação entre a gestão escolar e a
atuação do professor de Educação Física, saberes docentes, planejamento didáticopedagógico
e pressupostos teóricos que servem de base para sua atuação em
Educação Física escolar tiveram, por sua vez, menos destaque. Nosso estudo
também identificou que a maioria dos estudos sobre a atuação docente em Educação
Física está voltada para o Ensino Fundamental. Há um número reduzido de artigos
que investigou sobre a atuação do professor de Educação Física no Ensino Médio.
Assim, consideramos relevante novas pesquisas sobre os elementos constituintes da
atuação docente em Educação Física no Ensino Médio, visto que podem contribuir
para a consolidação da importância da Educação Física também no Ensino Médio.
Então, acreditamos que seja necessário ampliar os estudos e publicações sobre as
práticas avaliativas, utilização de recursos didáticos, gestão escolar, saberes
docentes, planejamento e pressupostos teóricos que servem de base para atuação
do professor de Educação Física, também no Ensino Médio. A ampliação deste estudo
pode ser feita, por exemplo, utilizando-se como fontes para coleta de informações
teses e dissertações realizadas sobre este assunto. Entendemos que, embora
tenhamos encontrado um número significativo de artigos que buscam discutir o que
faz ou como faz o professor de Educação Física na escola em sua atuação docente,
há temáticas que devem ser mais bem exploradas e estudadas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |