Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGama, Maria Eliza Rosa
dc.creatorNeu, Adriana Flávia
dc.date.accessioned2020-02-05T13:56:54Z
dc.date.available2020-02-05T13:56:54Z
dc.date.issued2018-01-31
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19486
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis specialization monograph aims to identify research trends on teaching performance in Physical Education published in the national PAC. To achieve the proposed objective, we elaborated the following research problem: "What are the research trends on teaching performance in school Physical Education produced and published in national PACs in the last 5 years?". This research is a Specialized Literature Review Study (ERLE), based on academic-scientific production published in Capes' national / Brazilian academic-scientific journals (PAC). This literature review study did not reach all academic-scientific publications on teaching performance in Physical Education, since we investigated a small part of the existing universe on the subject. The panorama made with this study of literature review showed a greater volume of publications on the analysis of teaching practice in general. The teaching of sports and discussions about sports in Physical Education also occupied a lot of space in this reasoning. Articles on evaluative practices, use of teaching resources, the relationship between school management and the performance of the Physical Education teacher, teaching knowledge, didactic-pedagogical planning and theoretical assumptions that serve as a basis for his performance in school Physical Education had, in turn, less prominence. Our study also identified that most of the studies on the teaching performance in Physical Education are focused on Elementary Education. There is a small number of articles that investigated the role of the Physical Education teacher in high school. Thus, we consider relevant new research on the constituent elements of the teaching performance in Physical Education in High School, since they can contribute to the consolidation of the importance of Physical Education also in High School. So, we believe that it is necessary to expand studies and publications on evaluative practices, use of didactic resources, school management, teaching knowledge, planning and theoretical assumptions that serve as the basis for the performance of the Physical Education teacher, also in High School. The expansion of this study can be done, for example, using as sources for collecting information theses and dissertations carried out on this subject. We understand that, although we have found a significant number of articles that seek to discuss what the Physical Education teacher does or does in school in his teaching activity, there are themes that should be better explored and studied.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAtuação docentepor
dc.subjectPráticas dos professorespor
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectTeaching performanceeng
dc.subjectTeachers' practiceseng
dc.subjectSchool physical educationeng
dc.titleAtuação docente em Educação Física: teorias e práticas em contextos escolarespor
dc.title.alternativeTeaching performance in physical education: theories and practices in school contextseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEsta monografia de especialização tem como objetivo de pesquisa identificar tendências da pesquisa sobre atuação docente em Educação Física veiculada em PAC nacionais. Para alcançar o objetivo proposto, elaboramos o seguinte problema de pesquisa: “Quais as tendências de pesquisa sobre atuação docente em Educação Física escolar produzida e publicada em PAC nacionais nos últimos 5 anos?”. Esta pesquisa é um Estudo de Revisão de Literatura Especializada (ERLE), com base na produção acadêmico-científica veiculada em periódicos acadêmico-científicos (PAC) nacionais/brasileiros da Capes. Este estudo de revisão de literatura não alcançou todas as publicações acadêmico-científicas sobre atuação docente em Educação Física, visto que investigamos uma pequena parte do universo existente sobre o assunto. O panorama realizado com este estudo de revisão de literatura evidenciou um volume maior de publicações sobre a análise da prática docente de um modo geral. O ensino dos esportes e as discussões sobre o esporte na Educação Física também ocuparam bastante espaço neste arrazoado. Artigos sobre práticas avaliativas, utilização de recursos didáticos, relação entre a gestão escolar e a atuação do professor de Educação Física, saberes docentes, planejamento didáticopedagógico e pressupostos teóricos que servem de base para sua atuação em Educação Física escolar tiveram, por sua vez, menos destaque. Nosso estudo também identificou que a maioria dos estudos sobre a atuação docente em Educação Física está voltada para o Ensino Fundamental. Há um número reduzido de artigos que investigou sobre a atuação do professor de Educação Física no Ensino Médio. Assim, consideramos relevante novas pesquisas sobre os elementos constituintes da atuação docente em Educação Física no Ensino Médio, visto que podem contribuir para a consolidação da importância da Educação Física também no Ensino Médio. Então, acreditamos que seja necessário ampliar os estudos e publicações sobre as práticas avaliativas, utilização de recursos didáticos, gestão escolar, saberes docentes, planejamento e pressupostos teóricos que servem de base para atuação do professor de Educação Física, também no Ensino Médio. A ampliação deste estudo pode ser feita, por exemplo, utilizando-se como fontes para coleta de informações teses e dissertações realizadas sobre este assunto. Entendemos que, embora tenhamos encontrado um número significativo de artigos que buscam discutir o que faz ou como faz o professor de Educação Física na escola em sua atuação docente, há temáticas que devem ser mais bem exploradas e estudadas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto