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dc.contributor.advisorFreitas, Soraia Napoleão
dc.creatorGass, Márcia Cristina Lôndero
dc.date.accessioned2016-08-03T13:34:14Z
dc.date.available2016-08-03T13:34:14Z
dc.date.issued2005-03-17
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1948
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005.por
dc.description.abstractCurrently, all we, human beings, are reached by the technological inventions, that, in bomb them with new modalities to know, to perceive, to memorize and to communicate with the world. Our social relations, our forms of participation and organization politics if modify. If the new technologies in them impose models and values, consequently, also in educate them. The sprouting of new technologies applied to the education is of great utility better to learn, to think, to teach and to construct knowledge. Inserted, then, in this context, the present study it searched to analyze the use of computer science as facilitador instrument of the inclusion of pupils with educational necessities special in schools of regulating of education. The metodológico passage of the present research consisted of a study of case of a pupil with mental deficiency and physical deficiency, that if finds in process of inclusion in a school of the regular net of education of the city of Is Sepé/RS. For the collection of the data interviews half-structuralized carried through with the teacher of the APAE had been used and the teacher of 3ª series of Basic Ensino who follow the pupil in question, together with the comments of some activities of the pupil in such a way in the regular school that she frequents how much in the laboratory of computer science of the APAE, during the period of May the December of the year of 2004. After the analysis of the collected data was possible to observe that the effectiveness of the use of computer science as support for the inclusion and learning of these pupils in the regular school. It is standed out that such technology was presented as a basic factor so that the studied pupil despertasse the interest in learning e, particular, allowed that it deepened the study of the mathematics and the Portuguese, making possible that it folloied the group in the learning and, also, in some cases, surpassed its colleagues. Thus, with this study, it can be concluded that the inclusion is a possible reality when it will have the development of a gradual work involving the comprometimento of the involved professionals and the use of pedagogical resources diversified with the pupils, respecting its peculiarities, differences and difficulties.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectNecessidades especiaispor
dc.subjectEducação informáticapor
dc.titleA informática e a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiaispor
dc.title.alternativeThe computer science and the inclusion of pupils with special educational necessitieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducaçãopor
dc.description.resumoAtualmente, todos nós, seres humanos, somos atingidos pelas invenções tecnológicas, que, nos bombardeiam com novas modalidades de conhecer, perceber, memorizar e comunicar com o mundo. Nossas relações sociais, nossas formas de participação e organização política se alteram. Se as novas tecnologias nos impingem modelos e valores, conseqüentemente, também nos educam. O surgimento de novas tecnologias aplicadas à educação é de grande utilidade para melhor aprender, pensar, ensinar e construir conhecimento. Inserido, então, nesse contexto, o presente estudo buscou analisar a utilização da informática como instrumento facilitador da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em escolas da regular de ensino. O percurso metodológico da presente pesquisa constituiu-se de um estudo de caso de um aluno com deficiência mental e deficiência física, que se encontra em processo de inclusão em uma escola da rede regular de ensino do município de São Sepé/RS. Para a coleta dos dados foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas realizadas com a professora da APAE e a professora da 3ª série do Ensino Fundamental que acompanham o aluno em questão, juntamente com as observações de algumas atividades do aluno tanto na escola regular que freqüenta quanto no laboratório de informática da APAE, durante o período de maio a dezembro do ano de 2004. Após a análise dos dados coletados foi possível observar que a eficácia da utilização da informática como suporte para a inclusão e aprendizagem desses alunos na escola regular. Ressaltase que tal tecnologia apresentou-se como um fator fundamental para que o aluno estudado despertasse o interesse em aprender e, em particular, permitiu que ele aprofundasse o estudo da matemática e do português, possibilitando que ele acompanhasse a turma no aprendizado e, inclusive, em alguns casos, superasse seus colegas. Assim, com este estudo, pode-se concluir que a inclusão é uma realidade possível quando houver o desenvolvimento de um trabalho gradual envolvendo o comprometimento dos profissionais envolvidos e a utilização de recursos pedagógicos diversificados com os alunos, respeitando suas peculiaridades, diferenças e dificuldades.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Educação [28]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação

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