dc.contributor.advisor | Freitas, Soraia Napoleão | |
dc.creator | Gass, Márcia Cristina Lôndero | |
dc.date.accessioned | 2016-08-03T13:34:14Z | |
dc.date.available | 2016-08-03T13:34:14Z | |
dc.date.issued | 2005-03-17 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1948 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | Currently, all we, human beings, are reached by the technological inventions, that,
in bomb them with new modalities to know, to perceive, to memorize and to
communicate with the world. Our social relations, our forms of participation and
organization politics if modify. If the new technologies in them impose models
and values, consequently, also in educate them. The sprouting of new
technologies applied to the education is of great utility better to learn, to think, to
teach and to construct knowledge. Inserted, then, in this context, the present study
it searched to analyze the use of computer science as facilitador instrument of the
inclusion of pupils with educational necessities special in schools of regulating of
education. The metodológico passage of the present research consisted of a study
of case of a pupil with mental deficiency and physical deficiency, that if finds in
process of inclusion in a school of the regular net of education of the city of Is
Sepé/RS. For the collection of the data interviews half-structuralized carried
through with the teacher of the APAE had been used and the teacher of 3ª series
of Basic Ensino who follow the pupil in question, together with the comments of
some activities of the pupil in such a way in the regular school that she frequents
how much in the laboratory of computer science of the APAE, during the period
of May the December of the year of 2004. After the analysis of the collected data
was possible to observe that the effectiveness of the use of computer science as
support for the inclusion and learning of these pupils in the regular school. It is
standed out that such technology was presented as a basic factor so that the
studied pupil despertasse the interest in learning e, particular, allowed that it
deepened the study of the mathematics and the Portuguese, making possible that it
folloied the group in the learning and, also, in some cases, surpassed its
colleagues. Thus, with this study, it can be concluded that the inclusion is a
possible reality when it will have the development of a gradual work involving the
comprometimento of the involved professionals and the use of pedagogical
resources diversified with the pupils, respecting its peculiarities, differences and
difficulties. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Necessidades especiais | por |
dc.subject | Educação informática | por |
dc.title | A informática e a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais | por |
dc.title.alternative | The computer science and the inclusion of pupils with special educational necessities | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação | por |
dc.description.resumo | Atualmente, todos nós, seres humanos, somos atingidos pelas invenções
tecnológicas, que, nos bombardeiam com novas modalidades de conhecer,
perceber, memorizar e comunicar com o mundo. Nossas relações sociais, nossas
formas de participação e organização política se alteram. Se as novas tecnologias
nos impingem modelos e valores, conseqüentemente, também nos educam. O
surgimento de novas tecnologias aplicadas à educação é de grande utilidade para
melhor aprender, pensar, ensinar e construir conhecimento. Inserido, então, nesse
contexto, o presente estudo buscou analisar a utilização da informática como
instrumento facilitador da inclusão de alunos com necessidades educacionais
especiais em escolas da regular de ensino. O percurso metodológico da presente
pesquisa constituiu-se de um estudo de caso de um aluno com deficiência mental e
deficiência física, que se encontra em processo de inclusão em uma escola da rede
regular de ensino do município de São Sepé/RS. Para a coleta dos dados foram
utilizadas entrevistas semi-estruturadas realizadas com a professora da APAE e a
professora da 3ª série do Ensino Fundamental que acompanham o aluno em
questão, juntamente com as observações de algumas atividades do aluno tanto na
escola regular que freqüenta quanto no laboratório de informática da APAE,
durante o período de maio a dezembro do ano de 2004. Após a análise dos dados
coletados foi possível observar que a eficácia da utilização da informática como
suporte para a inclusão e aprendizagem desses alunos na escola regular. Ressaltase
que tal tecnologia apresentou-se como um fator fundamental para que o aluno
estudado despertasse o interesse em aprender e, em particular, permitiu que ele
aprofundasse o estudo da matemática e do português, possibilitando que ele
acompanhasse a turma no aprendizado e, inclusive, em alguns casos, superasse
seus colegas. Assim, com este estudo, pode-se concluir que a inclusão é uma
realidade possível quando houver o desenvolvimento de um trabalho gradual
envolvendo o comprometimento dos profissionais envolvidos e a utilização de
recursos pedagógicos diversificados com os alunos, respeitando suas
peculiaridades, diferenças e dificuldades. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |