dc.contributor.advisor | Segat, Taciana Camera | |
dc.creator | Foletto, Andrielli Leal | |
dc.date.accessioned | 2020-02-06T12:50:01Z | |
dc.date.available | 2020-02-06T12:50:01Z | |
dc.date.issued | 2019-12-18 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19497 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | This research deals with public/private relations in the context of the early Childhood Education of municipal network of Santa Maria - RS. It is intended throughout the writing, presenting and dialogue about and the strategies established to expand vacancies in early Childhood Education through the agreements established in the municipality, through reflections on the brazilian economic context, the reduction of state expenditures and obligations and the redefinition of the role of . In this context, one of the ways of partnership is through covenants, which are concretized by terms of cooperation with the transfer of space for the city hall and for the purchase of places in private and philanthropic schools. Although the agreements are a way to ―hold the State accountable‖ for its obligations to educate young children, passing the responsibility to the partner institution, as well as strengthening a relationship based on neoliberal capitalist logic. The methodology is qualitative approach, however we make use of numerical data, but not giving focus on them and yes their understanding within a given context (SILVEIRA; CORDOVA, 2009). The methodological instruments were interviews semistructured, document analysis and State of knowledge. Lastly, it is quite it is evident that the municipal government's moves are to ―cut/reduce‖ expenses with the poorer population of early childhood education. What causes a ―swelling‖ of both enrollment and ―spending‖ on vacancies, which could be used for the expansion and improvement in attendance at public elementary school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Parceria público-privado | por |
dc.subject | Convênios | por |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Public-private partnership | eng |
dc.subject | Agreements | eng |
dc.title | Educação infantil conveniada: “uma terra com muitos donos” | por |
dc.title.alternative | Convenied child education: “a land with many owners” | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa trata das relações público/privado no contexto da Educação Infantil da rede municipal de Santa Maria – RS. Pretende-se ao longo da escrita, apresentar e dialogar a respeito das estratégias estabelecidas para ampliação de vagas na Educação Infantil bem como dos conveniamentos estabelecidos no município, por meio de reflexões a respeito do contexto econômico brasileiro, do enxugamento das despesas e obrigações do Estado e da redefinição do papel desse. Nesse contexto, uma das formas de firmar parceria é através dos convênios, que se concretizam por termos de cooperação com a cedência do espaço para a prefeitura e por compra de vagas em escolas privadas e filantrópicas. Os conveniamementos são uma maneira de ―desresponsabilizar‖ o Estado perante suas obrigações com a educação das crianças pequenas, passando a responsabilidade para a instituição conveniada, assim fortalecendo uma relação baseada na lógica capitalista neoliberal. A metodologia é de abordagem qualitativa, todavia fazemos uso de dados numéricos, mas não dando enfoque a eles e sim a compreensão destes dentro de um determinado contexto (SILVEIRA; CÓRDOVA, 2009). Os instrumentos metodológicos foram entrevistas semiestruturadas, análise documental e Estado do Conhecimento. Por fim, é bastante evidente que os movimentos do governo municipal são no sentido de ―cortar/reduzir‖ despesas com a população mais carente da Educação Infantil. O que acarreta um contexto de ―gastos‖ na compra de vagas e desperdício de recursos públicos que poderiam ser utilizados para a expansão e melhoria nos atendimentos nas escolas públicas de Educação Infantil. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |