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dc.contributor.advisorSegat, Taciana Camera
dc.creatorFoletto, Andrielli Leal
dc.date.accessioned2020-02-06T12:50:01Z
dc.date.available2020-02-06T12:50:01Z
dc.date.issued2019-12-18
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19497
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2019.por
dc.description.abstractThis research deals with public/private relations in the context of the early Childhood Education of municipal network of Santa Maria - RS. It is intended throughout the writing, presenting and dialogue about and the strategies established to expand vacancies in early Childhood Education through the agreements established in the municipality, through reflections on the brazilian economic context, the reduction of state expenditures and obligations and the redefinition of the role of . In this context, one of the ways of partnership is through covenants, which are concretized by terms of cooperation with the transfer of space for the city hall and for the purchase of places in private and philanthropic schools. Although the agreements are a way to ―hold the State accountable‖ for its obligations to educate young children, passing the responsibility to the partner institution, as well as strengthening a relationship based on neoliberal capitalist logic. The methodology is qualitative approach, however we make use of numerical data, but not giving focus on them and yes their understanding within a given context (SILVEIRA; CORDOVA, 2009). The methodological instruments were interviews semistructured, document analysis and State of knowledge. Lastly, it is quite it is evident that the municipal government's moves are to ―cut/reduce‖ expenses with the poorer population of early childhood education. What causes a ―swelling‖ of both enrollment and ―spending‖ on vacancies, which could be used for the expansion and improvement in attendance at public elementary school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectParceria público-privadopor
dc.subjectConvêniospor
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectPublic-private partnershipeng
dc.subjectAgreementseng
dc.titleEducação infantil conveniada: “uma terra com muitos donos”por
dc.title.alternativeConvenied child education: “a land with many owners”eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEsta pesquisa trata das relações público/privado no contexto da Educação Infantil da rede municipal de Santa Maria – RS. Pretende-se ao longo da escrita, apresentar e dialogar a respeito das estratégias estabelecidas para ampliação de vagas na Educação Infantil bem como dos conveniamentos estabelecidos no município, por meio de reflexões a respeito do contexto econômico brasileiro, do enxugamento das despesas e obrigações do Estado e da redefinição do papel desse. Nesse contexto, uma das formas de firmar parceria é através dos convênios, que se concretizam por termos de cooperação com a cedência do espaço para a prefeitura e por compra de vagas em escolas privadas e filantrópicas. Os conveniamementos são uma maneira de ―desresponsabilizar‖ o Estado perante suas obrigações com a educação das crianças pequenas, passando a responsabilidade para a instituição conveniada, assim fortalecendo uma relação baseada na lógica capitalista neoliberal. A metodologia é de abordagem qualitativa, todavia fazemos uso de dados numéricos, mas não dando enfoque a eles e sim a compreensão destes dentro de um determinado contexto (SILVEIRA; CÓRDOVA, 2009). Os instrumentos metodológicos foram entrevistas semiestruturadas, análise documental e Estado do Conhecimento. Por fim, é bastante evidente que os movimentos do governo municipal são no sentido de ―cortar/reduzir‖ despesas com a população mais carente da Educação Infantil. O que acarreta um contexto de ―gastos‖ na compra de vagas e desperdício de recursos públicos que poderiam ser utilizados para a expansão e melhoria nos atendimentos nas escolas públicas de Educação Infantil.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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