Mostrar registro simples

dc.creatorBuske, Rodrigo
dc.date.accessioned2020-02-07T14:13:28Z
dc.date.available2020-02-07T14:13:28Z
dc.date.issued2019-08-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19515
dc.description.abstractGenetic knowledge is increasingly present in everyday life. In this way, this research had as objective to evaluate how the genetic teaching, during the Basic Education in Brazil, is preparing the future citizens to understand, to interact and to make conscious decisions with respect to this knowledge. In order to do so, we elaborated, validated and applied two instruments (questionnaires): one with the specific purpose of evaluating Mendelian inheritance and the other with the objective of evaluating the genetic literacy of citizens who have already completed basic education. The first questionnaire was applied to 114 high school senior students in a public school in Santa Maria - RS, and the second, and main, to 1222 undergraduate students in UFSM. In both instruments, composed of multiple-choice questions, besides the evaluation of genetic knowledge, the students' certainties about their knowledge were also evaluated. The results showed that the genetic literacy provided by basic education in Brazil is still deficient. In general, most citizens do not correctly understand basic concepts and applications of genetics. Yet, several students have demonstrated confidence in their knowledge, ignoring the fact that they are wrong. The media has proven to play an important role in the genetic literacy of students, as well as complementary training in pre-university courses. During the development of the research were also discussed issues about scientific literacy and science teaching, as well as questions about the importance of continuing teacher training. As future perspectives, the main questionnaire will be applied in other universities to obtain more data, thus providing a better picture of the genetic literacy offered by the Basic Education in Brazil.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAlfabetização genéticapor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectInstrumento de avaliaçãopor
dc.subjectEnsino de genéticapor
dc.subjectMídiapor
dc.subjectGenetic literacyeng
dc.subjectBasic educationeng
dc.subjectEvaluation tooleng
dc.subjectGenetic teachingeng
dc.subjectMediaeng
dc.titleLegado da educação básica para a alfabetização genética dos cidadãospor
dc.title.alternativeThe legacy of basic education for genetic literacy of citizenseng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoOs conhecimentos genéticos estão a cada dia mais presentes no cotidiano dos cidadãos. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo avaliar como o ensino de genética, realizado durante a Educação Básica no Brasil, está preparando os futuros cidadãos para compreenderem, interagirem e tomarem decisões conscientes no que diz respeito a estes conhecimentos, isto é, está realizando a alfabetização científica dos futuros cidadãos. Para tanto, elaboramos, validamos e aplicamos dois instrumentos (questionários): um com objetivo específico de avaliar noções básicas sobre herança mendeliana e, o outro, com o objetivo de avaliar a alfabetização genética dos cidadãos que já concluíram a educação básica. O primeiro questionário foi aplicado a 114 estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública de Santa Maria – RS, e o segundo, e principal, a 1222 estudantes de graduação de diferentes cursos da UFSM. Em ambos os instrumentos, compostos por questões de múltipla escolha, além da avaliação de conhecimentos genéticos, também foram avaliadas as certezas dos estudantes sobre seus conhecimentos. Os resultados demonstraram que a alfabetização genética proporcionada pela educação básica no Brasil ainda é deficitária. De maneira geral, a maioria dos cidadãos não compreende corretamente conceitos básicos e as aplicações de genética. Ainda, vários estudantes demonstraram ter certeza sobre seus conhecimentos, ignorando o fato de os mesmos estarem errados. A mídia demonstrou ter um papel importante na alfabetização genética dos alunos, bem como a realização de formação complementar em cursos pré-vestibular. Durante o desenvolvimento da pesquisa também foram discutidas questões sobre a alfabetização científica e o ensino de ciências, assim como questões sobre a importância da formação continuada de um professor. Como perspectivas futuras, o questionário principal será aplicado em outras universidades para obtenção de mais dados, fornecendo assim um melhor panorama sobre a alfabetização genética proporcionada pela Educação Básica no Brasil.por
dc.contributor.advisor1Bartholomei-Santos, Marlise Ladvocat
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8931396120785208por
dc.contributor.referee1Faccini, Lavinia Schüler
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9393903837681988por
dc.contributor.referee2Canto-Dorow, Thais Scotti do
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5292365079708795por
dc.contributor.referee3Loreto, Elgion Lucio da Silva
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6493669115018157por
dc.contributor.referee4Rosa, Rosane Teresinha Nascimento da
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0043785367386916por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9473508465747430por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentBioquímicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International