dc.contributor.advisor | Costa, Vitor Hugo Chaves | |
dc.creator | Epple, Aline | |
dc.date.accessioned | 2020-02-07T15:37:03Z | |
dc.date.available | 2020-02-07T15:37:03Z | |
dc.date.issued | 2017-08-04 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19522 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | The digital accessibility consists of a mean to access information for people with any physical or
mental disabilities. This article presents a study that aimed to redesign the Virtual Eye learning object.
It combines text, image, video and animation to provide users the interaction and comprehension of
the screen reader NVDA (Non-Visual Desktop Access). Adults who lost their vision progressively and
blind from birth participated in this research. By using the learning object, they answered a
questionnaire to assess the improvements, degree of difficulty and interaction. Besides this it analyzed
the informants’ major difficulties in using NVDA to define the learning levels to be implemented. The
results are intended to offer this tool for students from the Special Needs Support Center from
Panambi/RS. That is, it can be applied in a suitable manner to contribute for the learning experience of
students with basic knowledge of NVDA use and those who never used this tool. Thus, the
application of learning objects with integration of educational technologies contributes for a new form
of teaching. This interaction promotes education, giving teachers better contextualization and students
a greater possibility of interaction and exploration of themes and tools. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Objeto de aprendizagem acessível | por |
dc.subject | Redesign | eng |
dc.subject | Pessoa com deficiência visual | por |
dc.subject | Accessible learning object | eng |
dc.subject | Visually impaired people | eng |
dc.title | Redesign de um objeto de aprendizagem acessível | por |
dc.title.alternative | Redesign of an accessible learning object | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três de Maio, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | A acessibilidade digital proporciona meios para o acesso a informações a pessoas com alguma
limitação física ou mental. Este artigo tem como objetivo realizar um estudo para redesenhar o objeto
de aprendizagem acessível Olho Virtual, que combina texto, imagem, animação e vídeos para
proporcionar aos usuários a interação e comprensão do leitor de tela NVDA (NonVisual Desktop
Access). A pesquisa contou com a participação de adultos que perderam a visão progressivamente e
cegos de nascença. Esses usuários ao utilizarem o objeto de aprendizagem, responderam um
questionário que busca avaliar melhorias, grau de dificuldade, interação, interatividade e analisar
quais as maiores dificuldades dos usuários em relação a utilização do NVDA para que seja definido
os níveis de aprendizagem a serem implementados. Os resultados visam disponibilizar a todos os
alunos do centro de atendimento especializado de Panambi/RS esta ferramenta, porém de forma
adequada e que contribua para o aprendizado, desde os alunos com algum conhecimento na
utilização do NVDA até aqueles que nunca utilizaram. Assim, o uso de objetos de aprendizagem,
integrados com tecnologias educacionais contribuem para uma nova forma de ensino e esta
interatividade favorece a educação, possibilitando aos educadores uma melhor contextualização e
para os alunos uma maior possibilidade de interação e exploração de temas e equipamentos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |