dc.contributor.advisor | Baggio, José Eduardo | |
dc.creator | Hoffmann, Jussara Balduino | |
dc.date.accessioned | 2020-02-10T12:10:03Z | |
dc.date.available | 2020-02-10T12:10:03Z | |
dc.date.issued | 2017-06-30 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19528 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | In the presence of so much innovation and technological evolution, it is noted that the Computing Labs in the state schools of Caxias do Sul are not used by teachers or students. In the intent of proving this, the use of the labs was examined and the real usage of these spaces was identified. With an exploratory qualitative research, it is attempted to confirm some hypotesis on the unemployment of the Educational Computing Labs: lack in safety, lack of knowledged, helpless, difficulties to access the lab, internet, outdated equipment, student’s indiscipline or other technological means. The research was carried out in four school in the eastern side of Caxias do Sul. Questionnaires were available for both students and teachers and a query with the boards on the use of the labs. It was concluded that altough the schools have many Technologies, the teachers use, frequently, only two devices: the projector and the radio. They do not have the habit of taking the students to the lab for many reasons, the main ones being internet, the machine’s condition in both hardware and software, and the absence of someone to assist them in the Lab, showing insecurity in dealing with machines. Because they do not understand the basic operation of Lab equipment, they plan their classes without incorporating available Technologies. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Laboratórios de informática | por |
dc.subject | Escolas | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Computer labs | eng |
dc.subject | Schools | eng |
dc.subject | Teachers | eng |
dc.title | Análise do uso dos laboratórios de informática em escolas estaduais de Caxias do Sul | por |
dc.title.alternative | Analyze of use of computer labs in state schools of Caxias do Sul | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Novo Hamburgo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Diante de tantas inovações e da evolução tecnológica, tem-se a percepção de que os Laboratórios de Informática das escolas estaduais de Caxias do Sul não são utilizados por professores e estudantes. Com o intuito de corroborar esta percepção, analisa-se a utilização dos laboratórios de informática e identifica-se o real uso que se faz destes espaços. Através de uma pesquisa qualitativa exploratória, busca-se confirmar algumas hipóteses para a não utilização dos LIEs (Laboratórios de Informática Educativa): insegurança, falta de conhecimento, falta de auxílio, dificuldades no acesso ao laboratório, internet, equipamentos obsoletos, indisciplina de alunos ou outros meios tecnológicos. A pesquisa aconteceu em quatro escolas da zona leste de Caxias do Sul. Foram disponibilizados questionários para alunos e professores e houve uma conversa com as direções sobre a utilização dos Laboratórios. Concluiu-se que, apesar de as escolas disporem de vários aparatos tecnológicos, os professores usam dois dispositivos, com mais frequência, em suas aulas: o projetor e o rádio. Eles não têm o costume de levar os estudantes para o laboratório de informática por vários motivos, sendo principais fatores a internet, as condições das máquinas tanto no quesito hardware quanto software, e por não terem alguém que os auxilie no LIE, denotando insegurança ao lidar com as máquinas. Por não compreenderem o funcionamento básico dos equipamentos que compõe o LIE, não planejam incorporando as tecnologias às suas aulas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |