dc.contributor.advisor | Pertile, Solange de Lurdes | |
dc.creator | D'Almeida, Rozelaine Rubia Bueno | |
dc.date.accessioned | 2020-02-10T15:29:54Z | |
dc.date.available | 2020-02-10T15:29:54Z | |
dc.date.issued | 2017-06-23 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19537 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | This article aims to verify students' perceptions regarding the use of the internet in the classroom,
since the integration of technology in education becomes important in the present day. In this sense,
the problem of the present study consists of knowing if the internet is used in the school environment
as a support tool in student learning. For this, a bibliographic review was carried out aiming to make a
survey about the works already done on the subject in question, as well as of the authors that deal
with the technologies in the school environment. The data were collected through a questionnaire
applied to the students of the 1st, 2nd and 3rd year of high school of a state public school located in
the municipality of Coronel Barros, in addition, the research was characterized by being descriptive
and qualitative. In the opinion of the students, it is possible to affirm that most of the teachers make
use of the internet in the classroom. The results show that the use of the Internet is important for the
learning of most of the students studied, helping to understand the content, since it facilitates the
presentation and presentation of the contents, generating other possibilities for new learning. From the
data, it is noticed that the Internet resource leaves the students more motivated, allowing more
attention in the classes, reflecting positively in the relationship between students and student-teacher.
In addition, it was found that learners feel good when activities involve the resources available in the
network, however, some problems related to connection and speed limit their use. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Internet | por |
dc.subject | Interação | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Interaction | eng |
dc.subject | ICT (Technologies of Information and Communication) | eng |
dc.title | A percepção dos alunos sobre o uso da internet em sala de aula | por |
dc.title.alternative | The perception of students on the use of the internet in a classroom | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo verificar a percepção dos alunos quanto ao uso da internet na sala de
aula, uma vez que a integração da tecnologia na educação torna-se importante nos dias atuais. Neste
sentido, a problemática do presente estudo consiste em saber se a internet é utilizada no ambiente
escolar como uma ferramenta de apoio na aprendizagem do aluno. Para tanto, realizou-se uma
revisão bibliográfica objetivando fazer um levantamento sobre os trabalhos já realizados sobre a
temática em questão, bem como dos autores que tratam das tecnologias no ambiente escolar. Os
dados foram coletados por meio de um questionário aplicado aos alunos do 1º, 2º e 3º Ano do ensino
médio de uma escola pública estadual localizada no município de Coronel Barros, além disso, a
pesquisa caracterizou-se por ser descritiva e qualitativa. Na opinião dos alunos, é possível afirmar
que a maioria dos professores faz uso da internet em sala de aula. Os resultados obtidos
demonstram que o uso da internet é importante para a aprendizagem da maior parte dos alunos
pesquisados, auxiliando no entendimento dos conteúdos, visto que facilita a exposição e
apresentação dos mesmos, gerando outras possibilidades para novas aprendizagens. Pelos dados,
percebe-se que o recurso da internet deixa os alunos mais motivados, permitindo maior atenção nas
aulas, refletindo positivamente no relacionamento entre alunos e aluno-professor. Além disso,
constatou-se que os educandos sentem-se bem quando as atividades envolvem os recursos
disponíveis na rede, contudo, alguns problemas relacionados à conexão e velocidade limitam o seu
uso. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |