Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPertile, Solange de Lurdes
dc.creatorD'Almeida, Rozelaine Rubia Bueno
dc.date.accessioned2020-02-10T15:29:54Z
dc.date.available2020-02-10T15:29:54Z
dc.date.issued2017-06-23
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19537
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis article aims to verify students' perceptions regarding the use of the internet in the classroom, since the integration of technology in education becomes important in the present day. In this sense, the problem of the present study consists of knowing if the internet is used in the school environment as a support tool in student learning. For this, a bibliographic review was carried out aiming to make a survey about the works already done on the subject in question, as well as of the authors that deal with the technologies in the school environment. The data were collected through a questionnaire applied to the students of the 1st, 2nd and 3rd year of high school of a state public school located in the municipality of Coronel Barros, in addition, the research was characterized by being descriptive and qualitative. In the opinion of the students, it is possible to affirm that most of the teachers make use of the internet in the classroom. The results show that the use of the Internet is important for the learning of most of the students studied, helping to understand the content, since it facilitates the presentation and presentation of the contents, generating other possibilities for new learning. From the data, it is noticed that the Internet resource leaves the students more motivated, allowing more attention in the classes, reflecting positively in the relationship between students and student-teacher. In addition, it was found that learners feel good when activities involve the resources available in the network, however, some problems related to connection and speed limit their use.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectInteraçãopor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectEducationeng
dc.subjectInteractioneng
dc.subjectICT (Technologies of Information and Communication)eng
dc.titleA percepção dos alunos sobre o uso da internet em sala de aulapor
dc.title.alternativeThe perception of students on the use of the internet in a classroomeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo verificar a percepção dos alunos quanto ao uso da internet na sala de aula, uma vez que a integração da tecnologia na educação torna-se importante nos dias atuais. Neste sentido, a problemática do presente estudo consiste em saber se a internet é utilizada no ambiente escolar como uma ferramenta de apoio na aprendizagem do aluno. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica objetivando fazer um levantamento sobre os trabalhos já realizados sobre a temática em questão, bem como dos autores que tratam das tecnologias no ambiente escolar. Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado aos alunos do 1º, 2º e 3º Ano do ensino médio de uma escola pública estadual localizada no município de Coronel Barros, além disso, a pesquisa caracterizou-se por ser descritiva e qualitativa. Na opinião dos alunos, é possível afirmar que a maioria dos professores faz uso da internet em sala de aula. Os resultados obtidos demonstram que o uso da internet é importante para a aprendizagem da maior parte dos alunos pesquisados, auxiliando no entendimento dos conteúdos, visto que facilita a exposição e apresentação dos mesmos, gerando outras possibilidades para novas aprendizagens. Pelos dados, percebe-se que o recurso da internet deixa os alunos mais motivados, permitindo maior atenção nas aulas, refletindo positivamente no relacionamento entre alunos e aluno-professor. Além disso, constatou-se que os educandos sentem-se bem quando as atividades envolvem os recursos disponíveis na rede, contudo, alguns problemas relacionados à conexão e velocidade limitam o seu uso.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto