dc.contributor.advisor | Menezes, Eliana da Costa Pereira de | |
dc.creator | Pedrozo, Gabriela Orengo | |
dc.date.accessioned | 2020-02-12T14:16:07Z | |
dc.date.available | 2020-02-12T14:16:07Z | |
dc.date.issued | 2019-08-28 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19560 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | This study presents a reflection on the management of special education
practices practiced in regular schools, considering the context of Inclusive
Education and aims to analyze possible implications of the diagnosis on special
education practices from the medicalization discourses. It arises from concerns
about the medicalization of students and about the impacts that the production of
diagnoses can have on the lives of the subjects, produced during my academic
career in the Special Education - Day Course, at the Center of Education of the
Federal University of Santa Maria (UFSM). These concerns continued to mobilize
me to study and brought me to the Specialization Course in Educational
Management - CEGE/UFSM. The analytical materiality of the study was
structured based on an interview with a special education teacher, from a private
school in Santa Maria/RS. At the end of the analyzes, built from the
poststructuralist theoretical framework, I understand that the medicalization
discourses that have been constituted as a governing mechanism in
contemporary society, end up producing in the school the individualization of
problems that are collective and, thus, making behaviors ill. whose causes are
often social rather than organic. In this context, special education may end up
focusing its practice from the need for clinical referrals that may result in medical
diagnoses and prescriptions, which would weaken the look we need to direct to
the subject and his or her unique life histories if we are to understand it. to enhance your learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Escola comum | por |
dc.subject | Medicalização | por |
dc.subject | Diagnósticos | por |
dc.subject | Práticas inclusivas | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Common school | eng |
dc.subject | Medicalization | eng |
dc.subject | Diagnostics | eng |
dc.subject | Inclusive practices | eng |
dc.title | Possíveis implicações da produção diagnóstica nas práticas de educação especial | por |
dc.title.alternative | Possible implications of diagnostic production in special education practices | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | O presente estudo apresenta uma reflexão sobre a gestão das práticas de
educação especial exercidas na escola regular, considerando o contexto da
Educação Inclusiva e tem por objetivo analisar possíveis implicações do
diagnóstico nas práticas de educação especial a partir dos discursos de
medicalização. Surge a partir de inquietações quanto à medicalização de alunos
e sobre os impactos que a produção de diagnósticos pode provocar na vida dos
sujeitos, produzidas durante minha trajetória acadêmica no curso de Educação
Especial – Diurno, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa
Maria (UFSM). Tais inquietações permaneceram me mobilizando a estudar e me
trouxeram ao Curso de Especialização em Gestão Educacional – CEGE/UFSM.
A materialidade analítica do estudo foi estruturada a partir de entrevista realizada
com uma professora de educação especial, de uma escola particular da rede
regular de ensino do município de Santa Maria/RS. Ao término das análises,
construídas a partir do referencial teórico pós-estruturalista, entendo que os
discursos da medicalização que têm se constituído como mecanismo de
governamento na sociedade contemporânea, acabam produzindo na escola a
individualização de problemas que são coletivos e, assim, adoecendo
comportamentos cujas causas são muitas vezes sociais e não orgânicas. Nesse
contexto, a educação especial pode acabar centrando sua prática a partir da
necessidade dos encaminhamentos clínicos que podem resultar em diagnósticos
e prescrições médicas, o que fragilizaria o olhar que precisamos direcionar para
o sujeito e suas singulares histórias de vida, se quisermos compreendê-lo para
potencializar suas aprendizagens. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |