Articulação Freire-CTS na formação de educadores dos anos iniciais
Abstract
Diferentes pesquisas sinalizam problemas presentes no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental e apontam para a necessidade de ações na formação dos educadores. Dessa forma, a presente pesquisa objetivou responder o seguinte problema: quais os desafios encontrados na construção e implementação de um processo formativo, balizado na articulação Freire-CTS, desenvolvido com educadoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Caçapava do Sul/RS? Na busca por subsídios teóricos e metodológicos, realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso que, no primeiro momento balizou-se nos seguintes instrumentos: pesquisa, de cunho bibliográfico, em eventos da área de educação em ciências/ensino de física. Essa etapa culminou na elaboração de uma proposta de formação organizada conforme os Três Momentos Pedagógicos. O processo formativo foi implementado em uma escola pública municipal de Caçapava do Sul/RS e analisado segundo as etapas da Análise Textual Discursiva. Para construção do corpus de análise foram utilizados os diários de campo da pesquisadora e de uma pesquisadora colaboradora, membro do GEPECiD, transcrição de áudios dos encontros de formação e de entrevistas semiestruturadas realizadas com as educadoras ao final da primeira etapa do processo formativo. Os dados do corpus foram unitarizados e posteriormente categorizados resultando em três categorias emergentes: (i) relação mantenedora x autonomia docente; (ii) compreensões sobre os elementos teóricos discutidos e o papel dos educandos; (iii) o estudo da realidade e seus desafios. Compreendeu-se que as educadoras possuem pouca autonomia sobre a organização do currículo, assim como preconcepções "reducionistas" sobre o pensamento educacional freireano, sobre a realidade de seus educandos e sobre o papel destes no processo de ensino-aprendizagem. Por fim, o pouco envolvimento das educadoras no momento do Estudo da Realidade pode ter comprometido o alinhamento do tema com a perspectiva de tema gerador. Além dos desafios, foi possível perceber ampliações dos olhares das educadoras sobre a relação entre ensino e a realidade e sobre aspectos relacionados a CT, que reforçam a necessidade de processos formativos permanentes.
Collections
The following license files are associated with this item: