Identificação de variáveis determinantes na seleção de candidatos, para os cursos de engenharia, no processo seletivo da Universidade Federal de Santa Maria, RS
Resumo
O panorama atual é de valorização pela formação e da educação continuada para o
cidadão. Esta valorização deve-se aos avanços tecnológicos em diversas áreas do
conhecimento, a globalização, e a necessidade de maior qualificação da mão-deobra,
os quais obrigam a todas as pessoas estarem bem preparadas para atuar e
garantir seu espaço em um mercado competitivo. Percebe-se que a demanda por
acesso ao ensino superior segue crescendo nas universidades, as quais têm
buscado realizar uma seleção mais justa, bem como, de evitar a evasão dos
estudantes ingressos. Devido a isto, as IES buscando conhecer o futuro acadêmico
têm solicitado a seus candidatos o preenchimento de um questionário sociocultural
durante o processo de inscrição ao vestibular. Assim, o objetivo desta investigação
foi identificar e testar as variáveis socioculturais capazes de determinar a seleção
dos candidatos aos novos cursos de Engenharia, viabilizados pelo programa REUNI,
do processo seletivo da UFSM realizado em maio de 2009. Para análise dos dados
foi realizado um estudo descritivo e exploratório, utilizando a técnica estatística
multivariada de regressão logística múltipla. Obteve-se, uma amostra de 535
candidatos e foram testadas 34 variáveis socioculturais do respectivo banco de
dados da COPERVES. Neste estudo a variável dependente corresponde à
ocorrência ou não da seleção ao vestibular. Os resultados obtidos no modelo
ajustado indicam que somente duas variáveis preditoras foram estatisticamente
significativas (p<0,05) para estimar a probabilidade de seleção dos candidatos, que
são: se já prestou vestibular uma ou mais vezes (b1=1,170) e se possui a renda total
mensal familiar até 5 salários mínimos (b2=.-1,143).