Análise de erros na resolução de questões da OBMEP: uma proposta de utilização do GeoGebra como recurso didático
Resumo
Esta dissertação tem a seguinte questão norteadora: Quais as contribuições da análise de erros
e do GeoGebra para a apropriação/diferenciação das grandezas perímetro e área? Para
responder o questionamento, inicialmente foi realizada uma análise de erros cometidos por
alunos nas resoluções de questões da OBMEP adaptadas, segundo a classificação proposta por
Radatz (1979). A partir da análise foram propostas estratégias de resolução de outras questões
adaptadas da OBMEP com o auxílio software GeoGebra. A pesquisa foi realizada na Escola
Estadual de Educação Básica João XXIII, do município de São João do Polêsine – RS e contou
com a participação de doze alunos do 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Com base nas
respostas dos questionários inicial e final, do quadro resumo e das análises das resoluções das
questões, verificou-se que a análise de erros e o GeoGebra contribuíram no desenvolvimento
da apropriação e diferenciação das grandezas perímetro e área no grupo de alunos.
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