Escolarização de alunos com déficit cognitivo sob a perspectiva da inclusão
Abstract
Este trabalho monográfico busca apresentar algumas reflexões teóricas
acerca da escolarização de alunos com déficit cognitivo na escola de ensino regular,
sob a perspectiva da inclusão, com o objetivo de comprovar a possibilidade de
prover essa escolaridade, compreendendo as necessidades dos profissionais da
educação em relação a sua formação para trabalhar com alunos com deficiência na
rede regular de ensino, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
O processo de formação do professor é um direito e deve se estruturar a fim de
possibilitar o desenvolvimento pessoal e profissional. Há a necessidade de
aquisições continuadas de saberes, que venham favorecer respostas às
necessidades reais impostas pela ação educativa. Todo esse contexto leva-nos a
refletir sobre o distanciamento das propostas dos cursos de formação, as intenções
e as ações dos professores na prática docente. É necessária a instrumentalização
dos professores para o atendimento desse alunado, pois a implementação da
inclusão requer o preparo das escolas e dos profissionais da educação para essa
nova realidade.