Escolarização de alunos com déficit cognitivo sob a perspectiva da inclusão
Visualizar/ Abrir
Data
2010-12-13Autor
Guedes, Eliane Terezinha Raymundo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho monográfico busca apresentar algumas reflexões teóricas
acerca da escolarização de alunos com déficit cognitivo na escola de ensino regular,
sob a perspectiva da inclusão, com o objetivo de comprovar a possibilidade de
prover essa escolaridade, compreendendo as necessidades dos profissionais da
educação em relação a sua formação para trabalhar com alunos com deficiência na
rede regular de ensino, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
O processo de formação do professor é um direito e deve se estruturar a fim de
possibilitar o desenvolvimento pessoal e profissional. Há a necessidade de
aquisições continuadas de saberes, que venham favorecer respostas às
necessidades reais impostas pela ação educativa. Todo esse contexto leva-nos a
refletir sobre o distanciamento das propostas dos cursos de formação, as intenções
e as ações dos professores na prática docente. É necessária a instrumentalização
dos professores para o atendimento desse alunado, pois a implementação da
inclusão requer o preparo das escolas e dos profissionais da educação para essa
nova realidade.