dc.contributor.advisor | Bolzan, Doris Pires Vargas | |
dc.creator | Pappis, Lisiane | |
dc.date.accessioned | 2020-02-14T13:48:41Z | |
dc.date.available | 2020-02-14T13:48:41Z | |
dc.date.issued | 2019-12-12 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19584 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | This research sought to understand the challenges generated by the emerging contexts in a Public Higher Education Institution (PHEI) and the implications of the Institutional Development Plan (IDP) in the performance of the heads of teaching departments - professors/managers. It is a qualitative research with a socio-cultural approach; the instruments for its accomplishment are: documental analysis - with the study of the IDP - and narrative interviews with the heads of didactic departments from University Federal de Santa Maria - UFSM using guideline topics. For the interpretation of the interviews, we structured an organizational framework, based on the recurrences of narratives. This framework considered two major dimensions, university management and emerging contexts and, the transversal elements - challenges and confrontations. In the dimension - university management - we found out that the professors/managers have an overload of functions, as they exercise teaching, research and extension concurrently with management, and these four activities require time and commitment. Then, in the dimension - emerging contexts - we observed that professors/managers are immersed in the transformations of teaching and learning, and management processes that permeate the emerging contexts and that consider the technologies and the vacancy reservation system as something enriching for the university, but that requires new knowledges and skills in the institution. Regarding to the transversal themes, we found out that collaborative work and relationships are the aspects that most challenge these professors/managers. The analysis of the IDP shows that the institution has already been thinking about these challenges and confrontations of them with proposals for professional management, to optimize the times and spaces of these activities. The research enabled us to understand that the IDP is intertwined with the performance of professors/managers and that it is being appropriate according to the requirements of their functions. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão universitária | por |
dc.subject | Educação superior | por |
dc.subject | Plano de desenvolvimento institucional | por |
dc.subject | Contextos emergentes | por |
dc.subject | University management | eng |
dc.subject | Higher education | eng |
dc.subject | IDP (Institutional Development Plan) | eng |
dc.subject | Emerging contexts | eng |
dc.title | Plano de desenvolvimento institucional: implicações na gestão universitária em contextos emergentes | por |
dc.title.alternative | Institutional development plan: implications on university management in emerging contexts | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa buscou compreender quais os desafios gerados pelos contextos emergentes em uma Instituição de Educação Superior (IES) pública e as implicações do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) na atuação dos chefes de departamentos didáticos – professores/gestores. É uma pesquisa qualitativa de abordagem sociocultural; os instrumentos para sua realização são: análise documental – com o estudo do PDI – e entrevistas narrativas com os chefes de departamentos didáticos de um centro universitário da UFSM utilizando tópicos guia. Para a interpretação das entrevistas estruturamos um quadro organizativo, com base nas recorrências das narrativas. Este quadro considerou duas grandes dimensões, a gestão universitária e os contextos emergentes e, os elementos transversais - desafios e enfrentamentos. Na dimensão – gestão universitária – verificamos que os professores/gestores têm sobrecarga de funções, pois exercem ensino, pesquisa e extensão concomitantemente com a gestão, sendo que estas quatro atividades exigem tempo e compromisso. Em seguida, na dimensão – contextos emergentes – observamos que os professores/gestores estão imersos nas transformações dos processos de ensino e aprendizagem e de gestar que permeiam os contextos emergentes e que consideram as tecnologias e o sistema de reserva de vagas como algo enriquecedor para a universidade, mas que exigem novos saberes e fazeres na instituição. Com relação aos temas transversais, verificamos que o trabalho colaborativo e as relações são os aspectos que mais desafiam os professores/gestores. A análise do PDI evidencia que a instituição já vem pensando nesses desafios e enfrentamentos dos professores/gestores com propostas de profissionalização da gestão, de otimizar os tempos e espaços dessas atividades. A pesquisa nos possibilitou compreender que o PDI está imbricado na atuação dos professores/gestores e que vai sendo apropriado de acordo com as exigências de suas funções. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |