Percepção ambiental de alunos de ensino fundamental no município de Nova Palma, RS
Resumen
A Educação Ambiental promove meios de percepção e compreensão dos
vários fatores que interagem no tempo e no espaço para modelar o meio ambiente.
Define, assim, valores e motivações que conduzem a padrões de comportamento de
preservação e melhoria do meio onde vivemos. O estudo da percepção ambiental
torna-se importante, para que seja possível a compreensão das interrelações entre o
homem e o ambiente que o cerca. O objetivo deste estudo é avaliar a percepção
ambiental de alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Cândida Zasso, de
Nova Palma - RS. Para a análise, utilizou-se um questionário constituído por 13
questões sobre ambiente e educação, sendo 12 de múltipla escolha e uma
discursiva. Através dos resultados, constatou-se que, de maneira geral, as séries
avaliadas apresentaram boa percepção ambiental na maioria das questões, com
pequenas diferenças de percepção entre as séries. Os estudantes compreendem a
necessidade de preservarem o ambiente onde vivem; porém, necessitam de meios
mais eficientes que os façam compreender a importância da mudança de hábitos e
atitudes, para uma melhor qualidade de vida. Assim, os resultados deste estudo
demonstram a relevância de se trabalhar a Educação Ambiental a partir da realidade
escolar, iniciando pelos conceitos mais básicos de preservação, para que os jovens
percebam a importância de pequenas atitudes na preservação ambiental.
Colecciones
- Educação Ambiental - EaD [323]