dc.contributor.advisor | Sawitzki, Rosalvo Luis | |
dc.creator | Natali, Marcos | |
dc.date.accessioned | 2020-02-20T13:37:38Z | |
dc.date.available | 2020-02-20T13:37:38Z | |
dc.date.issued | 2019-12-17 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19634 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | This work analyzes how the play is problematized and based on scientific production in
periodicals linked to Physical Education in the School from 2014 to 2019. It was a
bibliographic research, based on historical-cultural psychology and historical pedagogycritical.
We use the keywords "playing" and "playing" to search for articles in the magazines
Motrivivência, Movimento, Pensar a Prática and in the Revista Brasileira de Ciências do
Esporte. After searching and reading the abstracts, we selected 18 articles for analysis from
the categories: conception of child and / or childhood and conception of play. In the first
category, we highlight two trends: one addressing child development and development based
on social relationships with adults and the social environment, and the other, comprising the
child's education related to a free and spontaneous being. Linked to these conceptions, we find
in the second category, respectively, the perspective of games and playing developed with the
mediation of adults, diverging from the perspective of essentially free and spontaneous
playing. It is concluded that these two trends provide different guidelines for the organization
of pedagogical work in Physical Education, school education and teacher training: the first
highlights the role of the teacher and teaching, and the second, relativizes them. We position
ourselves by the conception of a child as a historical-social being whose development depends
on the interactions established in society. Games are elements that allow the appropriation of
culture, therefore, effective and essential elements for child development, with emphasis on
the mediation of adults (teachers). | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Brincadeira/brincar | por |
dc.subject | Criança | por |
dc.subject | Infância | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Play/play | eng |
dc.subject | Child | eng |
dc.subject | Childhood | eng |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.title | A brincadeira/brincar problematizada e fundamentada em periódicos científicos da Educação Física no período de 2014 a 2019 | por |
dc.title.alternative | Probleming and playing based on scientific journals of Physical Education in the period 2014 to 2019 | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa como a brincadeira/brincar encontra-se problematizada e fundamentada
na produção científica em periódicos ligados à Educação Física Escolar no período de 2014 a
2019. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada na psicologia histórico-cultural
e na pedagogia histórico-crítica. Utilizamos as palavras-chaves “brincar’’ e “brincadeira” para
a busca de artigos nas revistas Motrivivência, Movimento, Pensar a Prática e na Revista
Brasileira de Ciências do Esporte. Após a busca e leitura dos resumos, selecionamos 18
artigos para análise a partir das categorias: concepção de criança e/ou infância e concepção de
brincadeira/brincar. Na primeira categoria, evidenciamos duas tendências: uma abordando a
formação e o desenvolvimento infantil com base nas relações sociais com os adultos e o meio
social e, outra, compreendendo a formação da criança relacionada a um ser livre e espontâneo.
Articuladas a estas concepções, encontramos na segunda categoria, respectivamente, a
perspectiva das brincadeiras e do brincar desenvolvidos com a mediação dos adultos,
divergindo com a perspectiva de um brincar essencialmente livre e espontâneo. Conclui-se
que estas duas tendências fornecem diferentes diretrizes para a organização do trabalho
pedagógico na Educação Física, na educação escolar e na formação de professores: a primeira
evidencia o papel do professor e do ensino e, a segunda, relativiza-os. Posicionamo-nos pela
concepção de criança como um ser histórico-social cujo desenvolvimento depende das
interações estabelecidas em sociedade. As brincadeiras/brincar são elementos que permitem a
apropriação da cultura, portanto, elementos eficazes e essenciais ao desenvolvimento infantil,
destacando-se, ainda, a mediação dos adultos (professores). | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |