O olhar da gestão escolar frente o desenvolvimento dos alunos com altas habilidades/superdotação e sua família
Resumo
O presente trabalho aborda sobre a temática das altas habilidades/superdotação (AH/SD) e as implicações que a gestão escolar, juntamente com a família, tem sobre esses sujeitos com essas características. Ao pensar nesses alunos com características de AH/SD, tem-se a intenção de verificar como a gestão de uma instituição enxerga esse sujeito e suas demandas dentro do espaço escolar. Diante disso, o tema que este trabalho irá abordar vem ao encontro das discussões que são muitos importantes serem questionadas nas escolas junto com os gestores e também os familiares desses alunos, pois esse aluno com AH/SD precisa estar inserido e reconhecido nos ambientes que favoreçam as suas habilidades. Assim, o trabalho tem como objetivo geral verificar como a gestão escolar de uma instituição que tenha um aluno identificado com altas habilidades/superdotação, em parceria com a família, pode contribuir para o seu desenvolvimento. O referencial teórico que embasará esta pesquisa são os autores: Libâneo (2004), Lück (2006), Negrini e Freitas (2008), Gardner (1995), entre outros. Para a realização deste trabalho, optou-se pela abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, a partir de uma entrevista semiestruturada com os gestores da instituição. Essas foram gravadas e posteriormente transcritas e analisadas em categorias, através da análise de conteúdo. Com a análise realizada, percebeu-se que a família desses sujeitos é participativa dentro do contexto escolar, sendo presentes quando solicitadas, demonstrando interesse sobre o desenvolvimento dos seus filhos/alunos. Também, verificou-se que a gestão auxiliou para seu desenvolvimento procurando contemplar suas necessidades dentro da escola.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
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