dc.contributor.advisor | Negrini, Tatiane | |
dc.creator | Pereira, Cássia de Freitas | |
dc.date.accessioned | 2020-02-20T14:22:32Z | |
dc.date.available | 2020-02-20T14:22:32Z | |
dc.date.issued | 2019-12-11 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19637 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | This paper approaches the High Abilities/Giftedness theme (HA/SG) and its implications along with the school management and family towards these individuals. By thinking of students who possess HA/SG characteristics, the study aims to verify how the school management of an institution sees this individual and his/her demands inside the school environment. In face of this, the theme that will be approached on this paper meets the very important discussions to be questioned on school with the school managers and also with the students’ families, because this the HA/SG student need to be inserted and to be recognized in environments that enhance his/her abilities. Thus, the paper has as general objective to verify how the school management of an institution that has a student identified as High Abilities/Giftedness, along with the family, can contribute to his/her development. The theoretical framework that will substantiate this research is composed of the authors: Libâneo (2004), Lück (2006), Negrini & Freitas (2008), Gardner (1995), among others. To carry this study out, it was selected the qualitative method, in a study case approach, from a semi-structured interview with the managers of the institution. They were recorded and later transcribed and analyzed in categories, through content analysis. By the conclusion of the analysis, it was realized that their families are participative in the school context, being present when solicited and showing interest in the development of their kids/students. It was also verified that the school management help in their development, aiming to contemplate their needs inside the school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Altas habilidades/superdotação | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | High abilities/giftedness | eng |
dc.subject | Family | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.title | O olhar da gestão escolar frente o desenvolvimento dos alunos com altas habilidades/superdotação e sua família | por |
dc.title.alternative | The vision of the school management face to the development of students with high abilities/giftedness and their families | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasi | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda sobre a temática das altas habilidades/superdotação (AH/SD) e as implicações que a gestão escolar, juntamente com a família, tem sobre esses sujeitos com essas características. Ao pensar nesses alunos com características de AH/SD, tem-se a intenção de verificar como a gestão de uma instituição enxerga esse sujeito e suas demandas dentro do espaço escolar. Diante disso, o tema que este trabalho irá abordar vem ao encontro das discussões que são muitos importantes serem questionadas nas escolas junto com os gestores e também os familiares desses alunos, pois esse aluno com AH/SD precisa estar inserido e reconhecido nos ambientes que favoreçam as suas habilidades. Assim, o trabalho tem como objetivo geral verificar como a gestão escolar de uma instituição que tenha um aluno identificado com altas habilidades/superdotação, em parceria com a família, pode contribuir para o seu desenvolvimento. O referencial teórico que embasará esta pesquisa são os autores: Libâneo (2004), Lück (2006), Negrini e Freitas (2008), Gardner (1995), entre outros. Para a realização deste trabalho, optou-se pela abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, a partir de uma entrevista semiestruturada com os gestores da instituição. Essas foram gravadas e posteriormente transcritas e analisadas em categorias, através da análise de conteúdo. Com a análise realizada, percebeu-se que a família desses sujeitos é participativa dentro do contexto escolar, sendo presentes quando solicitadas, demonstrando interesse sobre o desenvolvimento dos seus filhos/alunos. Também, verificou-se que a gestão auxiliou para seu desenvolvimento procurando contemplar suas necessidades dentro da escola. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |