dc.contributor.advisor | Mourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira | |
dc.creator | Gomes, Juliane Maria Puhl | |
dc.date.accessioned | 2020-02-27T12:30:45Z | |
dc.date.available | 2020-02-27T12:30:45Z | |
dc.date.issued | 2016-01-15 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19663 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | Despite the suggestion of the National Curriculum Standards in relation to cultural
diversity as a cross-cutting issue, and the Federal Law n.11.465 (10 March 2008) requiring
the teaching of indigenous peoples in shaping the national society, these issues are still some
worked in schools and in academic circles. Even in disciplines with reportedly more directly
related to these topics, such as history, for example, Brazilian indigenous peoples are poorly
studied and even tied to the colonial period. We currently have several tribes that occupy urban spaces and are not recognized by society as "real Indians". Many of them occupy the
school benches, hiding their descent shame of other colleagues who ignore the complexity of
social formation of the localities in which they live, considering the Indians as "other". This
paper presents an educational proposal of indigenous history, through the heritage and
memory approach, applied to high school students from two schools (EEEM Capão Novo, RS
and EEE.M. Açorianos, Viamão, RS), over the years 2014 and 2015, based on thematic
workshops to articulate Integration Seminars. The workshops provided the thematic study as
indigenous peoples, cultural diversity, social education and heritage education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Povos indígenas | por |
dc.subject | Diversidade cultural | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.subject | Educação patrimonial | por |
dc.subject | Indigenous peoples | eng |
dc.subject | Cultural diversity | eng |
dc.subject | Citizenship | eng |
dc.subject | Heritage education | eng |
dc.title | História indígena para o ensino médio | por |
dc.title.alternative | Indian history for secondary education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Encantado, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | Apesar da sugestão dos Parâmetros Curriculares Nacionais em relação à diversidade
cultural como um tema transversal, bem como a Lei Federal n.11.465 (10 mar. 2008) que
obriga o ensino dos povos indígenas na formação da sociedade nacional, essas temáticas ainda
são pouco trabalhadas nas escolas e nos meios acadêmicos. Mesmo em disciplinas com
relação supostamente mais direta com estas temáticas, como História, por exemplo, os povos
indígenas brasileiros são pouco estudados e ainda vinculados ao período colonial. Atualmente
temos diversas tribos que ocupam os espaços urbanos e não são reconhecidas pela sociedade
como “índios verdadeiros”. Muitos deles- ocupam os bancos escolares e ocultam sua
ascendência por vergonha dos demais colegas que ignoram a complexidade de formação
social das localidades nas quais estão inseridos, considerando os indígenas como “outros”. O
presente trabalho apresenta uma proposta de ensino de história indígena, através da
abordagem do patrimônio e memória, aplicada a alunos de ensino médio de duas escolas
(E.E.E.M. Capão Novo, RS e E.E.E..M. Açorianos, Viamão, RS), durante os anos de 2014 e
2015, baseada em oficinas temáticas articuladas aos Seminários de Integração. As oficinas
proporcionaram o estudo de temáticas como populações indígenas, diversidade cultural,
formação social e educação patrimonial. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |