Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira
dc.creatorGomes, Juliane Maria Puhl
dc.date.accessioned2020-02-27T12:30:45Z
dc.date.available2020-02-27T12:30:45Z
dc.date.issued2016-01-15
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19663
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD, RS, 2016.por
dc.description.abstractDespite the suggestion of the National Curriculum Standards in relation to cultural diversity as a cross-cutting issue, and the Federal Law n.11.465 (10 March 2008) requiring the teaching of indigenous peoples in shaping the national society, these issues are still some worked in schools and in academic circles. Even in disciplines with reportedly more directly related to these topics, such as history, for example, Brazilian indigenous peoples are poorly studied and even tied to the colonial period. We currently have several tribes that occupy urban spaces and are not recognized by society as "real Indians". Many of them occupy the school benches, hiding their descent shame of other colleagues who ignore the complexity of social formation of the localities in which they live, considering the Indians as "other". This paper presents an educational proposal of indigenous history, through the heritage and memory approach, applied to high school students from two schools (EEEM Capão Novo, RS and EEE.M. Açorianos, Viamão, RS), over the years 2014 and 2015, based on thematic workshops to articulate Integration Seminars. The workshops provided the thematic study as indigenous peoples, cultural diversity, social education and heritage education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPovos indígenaspor
dc.subjectDiversidade culturalpor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectEducação patrimonialpor
dc.subjectIndigenous peopleseng
dc.subjectCultural diversityeng
dc.subjectCitizenshipeng
dc.subjectHeritage educationeng
dc.titleHistória indígena para o ensino médiopor
dc.title.alternativeIndian history for secondary educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Encantado, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Sociologia no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoApesar da sugestão dos Parâmetros Curriculares Nacionais em relação à diversidade cultural como um tema transversal, bem como a Lei Federal n.11.465 (10 mar. 2008) que obriga o ensino dos povos indígenas na formação da sociedade nacional, essas temáticas ainda são pouco trabalhadas nas escolas e nos meios acadêmicos. Mesmo em disciplinas com relação supostamente mais direta com estas temáticas, como História, por exemplo, os povos indígenas brasileiros são pouco estudados e ainda vinculados ao período colonial. Atualmente temos diversas tribos que ocupam os espaços urbanos e não são reconhecidas pela sociedade como “índios verdadeiros”. Muitos deles- ocupam os bancos escolares e ocultam sua ascendência por vergonha dos demais colegas que ignoram a complexidade de formação social das localidades nas quais estão inseridos, considerando os indígenas como “outros”. O presente trabalho apresenta uma proposta de ensino de história indígena, através da abordagem do patrimônio e memória, aplicada a alunos de ensino médio de duas escolas (E.E.E.M. Capão Novo, RS e E.E.E..M. Açorianos, Viamão, RS), durante os anos de 2014 e 2015, baseada em oficinas temáticas articuladas aos Seminários de Integração. As oficinas proporcionaram o estudo de temáticas como populações indígenas, diversidade cultural, formação social e educação patrimonial.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto