Construção e implementação de UEPS: contribuições para aprendizagem significativa de conceitos de eletrodinâmica
Resumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa a respeito da construção e implementação de Unidades
de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) e suas contribuições para aprendizagem
significativa de conceitos de Eletrodinâmica. A pesquisa está fundamentada na Teoria da
Aprendizagem Significativa de David Ausubel e Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica
de Marco Antonio Moreira. Nesse contexto, procura-se compreender de que forma as UEPS
contribuem na aprendizagem significativa desses conceitos de estudantes do terceiro ano do
ensino médio de uma escola pública da cidade de Santa Maria/RS. Para o desenvolvimento do
trabalho foram elaboradas três UEPS buscando contemplar atividades diversificadas e
relacionadas com o cotidiano dos alunos. Na primeira UEPS, os conceitos de tensão, corrente,
resistência e lei de ohm foram abordados. Na segunda, abordou-se os conceitos de potência e
energia elétrica bem como suas transformações. Na terceira UEPS os conceitos relacionados
ao funcionamento de circuitos elétricos foram apresentados. Essas três Unidades de Ensino
foram implementados de setembro a novembro de 2018 em duas turmas do terceiro ano. O
objetivo principal dessa pesquisa foi identificar e analisar como a aplicação de UEPS contribui
na aprendizagem significativa dos conceitos apresentados. A fim de alcançar o objetivo
proposto, utilizamos os seguintes instrumentos de análise dos dados: entrevista para identificar
os conhecimentos prévios dos alunos, questionário para busca de indícios de aprendizagem
significativa e mapas conceituais construídos pelos alunos na primeira UEPS e ao final das
atividades implementadas. Para tanto, utilizamos a análise de conteúdo, de acordo com Bardin
(2011), no qual se caracteriza como um “conjunto de técnicas de análises das comunicações”.
A partir da análise, obtivemos como resultados indícios de aprendizagem significativa dos
principais conceitos envolvidos.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: