dc.creator | Clave, Gilliane Hoehr | |
dc.date.accessioned | 2020-02-27T18:08:24Z | |
dc.date.available | 2020-02-27T18:08:24Z | |
dc.date.issued | 2019-07-09 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19668 | |
dc.description.abstract | This paper presents a research about the construction and implementation of Potentially
Meaningful Teaching Units (PMTU) and their contributions for meaningful learning of
electrodynamics concepts. The research is based on the Meaningful Learning of David Ausubel
and Critical Meaningful Learning of Marco Antonio Moreira. In this sense, it is seeked to
understand in which way the PMTU conttribute at meaningful learning these concepts on
students of a third year of a Santa Maria´s/RS public high school. To the development of this
paper, it were elaborated three PMTU, in which it has been tried to cotemplate diversified
activities and related to the students routine. In the first PMTU, the concepts of voltage and
electric current, electrical resistance and the Ohm´s law were approached. On the second, it has
been approached the concepts of electric power and eletric energy, and so its own
transformations. In the third PMTU, the concepts related with the operation of eletric circuits
were presented. These three Teaching Units were implemented from Setember to November of
2018 in two classes of the third year. The main objective of this research was to identify how
the aplication of PMTU can help in the Meaningful Teaching of presented subject concepts. To
reach the objective, we used the following gathering data instruments: interview to identify the
student`s previous knowledge, a quiz to seek some indications of Meaningful Teaching and
concept maps built by the students in their first PMTU and by the end of the implemented
activities. To do that we used the contente analysis, according to Bardin (2011), which is
characterized as a set of communication analysis techniques. By doing this analysys, we
reached indications of Meaningful Teaching of the main concepts envolved. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Eletrodinâmica | por |
dc.subject | Aprendizagem significativa | por |
dc.subject | Aprendizagem significativa crítica | por |
dc.subject | Ensino de física | por |
dc.subject | Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) | por |
dc.subject | Electrodynamics | eng |
dc.subject | Meaningful learning | eng |
dc.subject | Critical meaningful learning | eng |
dc.subject | Physics teaching | eng |
dc.subject | Potentially Meaningful Teaching Units (PMTU) | eng |
dc.title | Construção e implementação de UEPS: contribuições para aprendizagem significativa de conceitos de eletrodinâmica | por |
dc.title.alternative | Construction and implementation of PMTU: contributions for meaningful learning of electrodynamic concepts | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma pesquisa a respeito da construção e implementação de Unidades
de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) e suas contribuições para aprendizagem
significativa de conceitos de Eletrodinâmica. A pesquisa está fundamentada na Teoria da
Aprendizagem Significativa de David Ausubel e Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica
de Marco Antonio Moreira. Nesse contexto, procura-se compreender de que forma as UEPS
contribuem na aprendizagem significativa desses conceitos de estudantes do terceiro ano do
ensino médio de uma escola pública da cidade de Santa Maria/RS. Para o desenvolvimento do
trabalho foram elaboradas três UEPS buscando contemplar atividades diversificadas e
relacionadas com o cotidiano dos alunos. Na primeira UEPS, os conceitos de tensão, corrente,
resistência e lei de ohm foram abordados. Na segunda, abordou-se os conceitos de potência e
energia elétrica bem como suas transformações. Na terceira UEPS os conceitos relacionados
ao funcionamento de circuitos elétricos foram apresentados. Essas três Unidades de Ensino
foram implementados de setembro a novembro de 2018 em duas turmas do terceiro ano. O
objetivo principal dessa pesquisa foi identificar e analisar como a aplicação de UEPS contribui
na aprendizagem significativa dos conceitos apresentados. A fim de alcançar o objetivo
proposto, utilizamos os seguintes instrumentos de análise dos dados: entrevista para identificar
os conhecimentos prévios dos alunos, questionário para busca de indícios de aprendizagem
significativa e mapas conceituais construídos pelos alunos na primeira UEPS e ao final das
atividades implementadas. Para tanto, utilizamos a análise de conteúdo, de acordo com Bardin
(2011), no qual se caracteriza como um “conjunto de técnicas de análises das comunicações”.
A partir da análise, obtivemos como resultados indícios de aprendizagem significativa dos
principais conceitos envolvidos. | por |
dc.contributor.advisor1 | Garcia, Isabel Krey | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3865537547314234 | por |
dc.contributor.referee1 | Muenchen, Cristiane | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0008067199219325 | por |
dc.contributor.referee2 | Calheiro, Lisiane Barcellos | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0676853171802730 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7144563517885239 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |