Mostrar registro simples

dc.creatorClave, Gilliane Hoehr
dc.date.accessioned2020-02-27T18:08:24Z
dc.date.available2020-02-27T18:08:24Z
dc.date.issued2019-07-09
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19668
dc.description.abstractThis paper presents a research about the construction and implementation of Potentially Meaningful Teaching Units (PMTU) and their contributions for meaningful learning of electrodynamics concepts. The research is based on the Meaningful Learning of David Ausubel and Critical Meaningful Learning of Marco Antonio Moreira. In this sense, it is seeked to understand in which way the PMTU conttribute at meaningful learning these concepts on students of a third year of a Santa Maria´s/RS public high school. To the development of this paper, it were elaborated three PMTU, in which it has been tried to cotemplate diversified activities and related to the students routine. In the first PMTU, the concepts of voltage and electric current, electrical resistance and the Ohm´s law were approached. On the second, it has been approached the concepts of electric power and eletric energy, and so its own transformations. In the third PMTU, the concepts related with the operation of eletric circuits were presented. These three Teaching Units were implemented from Setember to November of 2018 in two classes of the third year. The main objective of this research was to identify how the aplication of PMTU can help in the Meaningful Teaching of presented subject concepts. To reach the objective, we used the following gathering data instruments: interview to identify the student`s previous knowledge, a quiz to seek some indications of Meaningful Teaching and concept maps built by the students in their first PMTU and by the end of the implemented activities. To do that we used the contente analysis, according to Bardin (2011), which is characterized as a set of communication analysis techniques. By doing this analysys, we reached indications of Meaningful Teaching of the main concepts envolved.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEletrodinâmicapor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectAprendizagem significativa críticapor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectUnidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS)por
dc.subjectElectrodynamicseng
dc.subjectMeaningful learningeng
dc.subjectCritical meaningful learningeng
dc.subjectPhysics teachingeng
dc.subjectPotentially Meaningful Teaching Units (PMTU)eng
dc.titleConstrução e implementação de UEPS: contribuições para aprendizagem significativa de conceitos de eletrodinâmicapor
dc.title.alternativeConstruction and implementation of PMTU: contributions for meaningful learning of electrodynamic conceptseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma pesquisa a respeito da construção e implementação de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) e suas contribuições para aprendizagem significativa de conceitos de Eletrodinâmica. A pesquisa está fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica de Marco Antonio Moreira. Nesse contexto, procura-se compreender de que forma as UEPS contribuem na aprendizagem significativa desses conceitos de estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Santa Maria/RS. Para o desenvolvimento do trabalho foram elaboradas três UEPS buscando contemplar atividades diversificadas e relacionadas com o cotidiano dos alunos. Na primeira UEPS, os conceitos de tensão, corrente, resistência e lei de ohm foram abordados. Na segunda, abordou-se os conceitos de potência e energia elétrica bem como suas transformações. Na terceira UEPS os conceitos relacionados ao funcionamento de circuitos elétricos foram apresentados. Essas três Unidades de Ensino foram implementados de setembro a novembro de 2018 em duas turmas do terceiro ano. O objetivo principal dessa pesquisa foi identificar e analisar como a aplicação de UEPS contribui na aprendizagem significativa dos conceitos apresentados. A fim de alcançar o objetivo proposto, utilizamos os seguintes instrumentos de análise dos dados: entrevista para identificar os conhecimentos prévios dos alunos, questionário para busca de indícios de aprendizagem significativa e mapas conceituais construídos pelos alunos na primeira UEPS e ao final das atividades implementadas. Para tanto, utilizamos a análise de conteúdo, de acordo com Bardin (2011), no qual se caracteriza como um “conjunto de técnicas de análises das comunicações”. A partir da análise, obtivemos como resultados indícios de aprendizagem significativa dos principais conceitos envolvidos.por
dc.contributor.advisor1Garcia, Isabel Krey
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3865537547314234por
dc.contributor.referee1Muenchen, Cristiane
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0008067199219325por
dc.contributor.referee2Calheiro, Lisiane Barcellos
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0676853171802730por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7144563517885239por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International