dc.creator | Maia, Rosenara da Silva Soares | |
dc.date.accessioned | 2020-02-27T21:02:46Z | |
dc.date.available | 2020-02-27T21:02:46Z | |
dc.date.issued | 2019-12-11 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19671 | |
dc.description.abstract | Thismasterthesisproblematizesateachingexperiencebyartographingencounterswiththeeducationofvisualarts.ItseeksinthephilosophiesofdifferenceconceptstotriggertheresearchwithGillesDeleuze(2010;2013),GillesDeleuzeandFélixGuattari(2011;2016;2017),andSilvioGallo(2016).Theproblematizationthatarticulatestheresearchis:Whatcanaresearchdowhenartographingencounterswitheducationinvisualarts?Aimingtocapturethegranulationproducedinspacesforteacherandstudentactionandthequotidian,themethodofartographyisoperatedandinscribeswithartthecollectionoftheteacher/researcher’stransits.Asaresult,thereisateacher-artographer’smovementinthewritingsofamasterdissertation,amongphilosophytexts,art,schoolandimagesthattriggerthethinkingaboutteaching. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação e artes | por |
dc.subject | Docência | por |
dc.subject | Menor | por |
dc.subject | Artegrafar | por |
dc.subject | Granulações | por |
dc.subject | Education and arts | eng |
dc.subject | Teaching | eng |
dc.subject | Minor | eng |
dc.subject | Artographing | eng |
dc.subject | Granulation | eng |
dc.title | Artegrafar uma docência - granulaçõe sem espaços docentes e discentes | por |
dc.title.alternative | Artegraf a teacher - granulations in teaching and student spaces | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação problematiza uma docência ao artegrafar encontros com a educação das artes visuais. Busca, nas filosofias da diferença, conceitos para movimentar a pesquisa com Gilles Deleuze (2010, 2013), Gilles Deleuze e Félix Guattari (2011, 2016, 2017) e Silvio Gallo (2016). A problematização que articula a pesquisa é: O que pode uma pesquisa ao artegrafar encontros com a educação das artes visuais? Com intuito de capturar granulações que se produzem em meio aos espaços de atuação docente, discente e no cotidiano, busca-se operar com o método da artegrafia, que inscreve com arte as recolhas dos trânsitos da pesquisadora/professora. Como resultados, apresentam-se um mover-se docente-artegrafeira por entre as escritas de uma pesquisa de dissertação, entre textos de filosofia, arte, escola e imagens que disparam a pensar uma docência. | por |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Marilda Oliveira de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7835230852202032 | por |
dc.contributor.referee1 | Rosa, Aline Nunes da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9068022432974886 | por |
dc.contributor.referee2 | Garlet, Francieli Regina | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2799676382347296 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2551475677582013 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |