Mostrar registro simples

dc.creatorMaia, Rosenara da Silva Soares
dc.date.accessioned2020-02-27T21:02:46Z
dc.date.available2020-02-27T21:02:46Z
dc.date.issued2019-12-11
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19671
dc.description.abstractThismasterthesisproblematizesateachingexperiencebyartographingencounterswiththeeducationofvisualarts.ItseeksinthephilosophiesofdifferenceconceptstotriggertheresearchwithGillesDeleuze(2010;2013),GillesDeleuzeandFélixGuattari(2011;2016;2017),andSilvioGallo(2016).Theproblematizationthatarticulatestheresearchis:Whatcanaresearchdowhenartographingencounterswitheducationinvisualarts?Aimingtocapturethegranulationproducedinspacesforteacherandstudentactionandthequotidian,themethodofartographyisoperatedandinscribeswithartthecollectionoftheteacher/researcher’stransits.Asaresult,thereisateacher-artographer’smovementinthewritingsofamasterdissertation,amongphilosophytexts,art,schoolandimagesthattriggerthethinkingaboutteaching.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação e artespor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectMenorpor
dc.subjectArtegrafarpor
dc.subjectGranulaçõespor
dc.subjectEducation and artseng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectMinoreng
dc.subjectArtographingeng
dc.subjectGranulationeng
dc.titleArtegrafar uma docência - granulaçõe sem espaços docentes e discentespor
dc.title.alternativeArtegraf a teacher - granulations in teaching and student spaceseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação problematiza uma docência ao artegrafar encontros com a educação das artes visuais. Busca, nas filosofias da diferença, conceitos para movimentar a pesquisa com Gilles Deleuze (2010, 2013), Gilles Deleuze e Félix Guattari (2011, 2016, 2017) e Silvio Gallo (2016). A problematização que articula a pesquisa é: O que pode uma pesquisa ao artegrafar encontros com a educação das artes visuais? Com intuito de capturar granulações que se produzem em meio aos espaços de atuação docente, discente e no cotidiano, busca-se operar com o método da artegrafia, que inscreve com arte as recolhas dos trânsitos da pesquisadora/professora. Como resultados, apresentam-se um mover-se docente-artegrafeira por entre as escritas de uma pesquisa de dissertação, entre textos de filosofia, arte, escola e imagens que disparam a pensar uma docência.por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Marilda Oliveira de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7835230852202032por
dc.contributor.referee1Rosa, Aline Nunes da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9068022432974886por
dc.contributor.referee2Garlet, Francieli Regina
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2799676382347296por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2551475677582013por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International