Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTomazzetti, Cleonice Maria
dc.creatorGrando, Renato
dc.date.accessioned2016-08-05T14:37:32Z
dc.date.available2016-08-05T14:37:32Z
dc.date.issued2011-10-24
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1967
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Profissional integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos, RS, 2011.por
dc.description.abstractPROEJA teaching kind was founded in national range aiming to reach courses and programs of professional education proposing full formation of workers and technical professional education at medium level. This kind of teaching enlarges the quality of basic education at the moment that it makes possible an integration of medium and technical teaching and guarantees the access to professional formation of workers with low qualification. This work aimed to investigate the insertion of Information and Communication Technologies (TIC) in the learning- teaching process of this kind, analysing how they are used daily in classroom, their results and the difficulties found by teachers in including these tools. The research was made at Industrial Technical School in Santa Maria/RS, through the participation in meetings and questions to the teachers who work with this kind of teaching. As a result, we identified that most teachers have knowledge about TIC, even without specific graduation, and use it in class, pointing out that they are important tools in the educational process and also as a way of integrating PROEJA students into the new reality of the working world .eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos)por
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectEJA (Educação de Jovens e Adultos)por
dc.titleO uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas aulas de educação profissional na modalidade PROEJApor
dc.title.alternativeUse of Information and Communication Technologies (TIC) in professional education classes in mode PROEJAeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Profissional integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultospor
dc.description.resumoA modalidade de ensino PROEJA foi instituída em âmbito nacional visando abranger cursos e programas de educação profissional propondo a formação integral de trabalhadores e a educação profissional técnica de nível médio. Essa modalidade de ensino amplia a qualidade da educação básica no momento em que possibilita uma integração dos ensinos médio e técnico e garante o acesso à formação profissional de trabalhadores com baixa qualificação. Este trabalho visou investigar a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo ensinoaprendizagem dessa modalidade de ensino, analisando como são utilizados no cotidiano de sala de aula, seus resultados e as dificuldades encontradas pelos docentes na inclusão dessas ferramentas. A pesquisa foi realizada no Colégio Técnico Industrial no município de Santa Maria/RS, através de participação em reuniões e questionários com os professores que atuam na modalidade. Como resultados, identificou-se que a maioria dos professores possui conhecimento sobre as TIC, mesmo sem formação específica e as utiliza em suas aulas, salientando que as mesmas são ferramentas importantes no processo educacional e também como forma de integrar os alunos do PROEJA na nova realidade do mundo do trabalho.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples