Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOurique, Maiane Liana Hatschbach
dc.creatorGomes Filho, Teodoro Antunes
dc.date.accessioned2016-08-05T15:22:54Z
dc.date.available2016-08-05T15:22:54Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1969
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe purpose of this qualitative research was to draw a relation between adult education, teaching knowledge and school management. The subjects of research were the teachers of adult education of the final grades of primary schools at the public schools of the city of Sapucaia do Sul (RS). The empiric data were collected through questionnaires responded by 35 teachers working in schools of the foregoing city. The general objective of the investigation was to map out the types of knowledge used in classrooms by the teachers of adult education who work in public schools of the city of Sapucaia do Sul (RS) in the final grades of primary school. The hypothesis of this project was the claim that “the knowledge of pedagogical action is the most needed one for the professionalization of teaching, however, the least developed and explicit in scientific studies”. Results demonstrate that several types of teaching knowledge are present in classrooms of teachers of adult education, and it is not possible to say that the knowledge of pedagogical action is the most important among the types of knowledge, although it is one of the least published in scientific researches. It is suggested that the school management should offer a differentiated approach to teachers of adult education so that the objectives that are expected in this modality of teaching be fully reached.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEJA (Educação de Jovens e Adultos)por
dc.subjectSaberes docentespor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.titleSaberes docentes em EJA: um estudo da rede municipal de Sapucaia do Sul (RS)por
dc.title.alternativeTo know professors in education of young and adult: a study of the municipal net of Sapucaia do Sul/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polêsine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa de caráter qualitativo procurou fazer uma relação entre a educação de jovens e adultos, os saberes docentes e a gestão educacional. Teve como sujeitos de pesquisa os professores da educação de jovens e adultos, das séries finais do ensino fundamental, da rede municipal de Sapucaia do Sul (RS). Para a coleta dos dados empíricos foi utilizada a técnica da aplicação de questionários, junto a 35 professores da referida rede. A investigação teve como objetivo geral mapear os saberes utilizados em suas aulas pelos docentes da EJA que atuam na rede municipal de Sapucaia do Sul (RS) nas séries finais do ensino fundamental da educação básica. Teve como hipótese de trabalho a afirmativa que ‘o saber da ação pedagógica é o mais necessário à profissionalização do ensino, contudo o menos desenvolvido e explicitado em estudos científicos’. Como resultado, observou-se que diversos saberes docentes estão presentes na prática de sala de aula do professor da educação de jovens e adultos, não sendo possível afirmar que o saber da ação pedagógica é o mais importante dentre os saberes, embora seja um dos menos publicizado em pesquisas científicas. Cabe à gestão educacional ter um olhar diferenciado sobre o professor da educação de jovens e adultos para que os objetivos esperados para esta modalidade de ensino sejam plenamente atingidos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples