dc.contributor.advisor | Ourique, Maiane Liana Hatschbach | |
dc.creator | Gomes Filho, Teodoro Antunes | |
dc.date.accessioned | 2016-08-05T15:22:54Z | |
dc.date.available | 2016-08-05T15:22:54Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1969 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The purpose of this qualitative research was to draw a relation between adult education,
teaching knowledge and school management. The subjects of research were the teachers of
adult education of the final grades of primary schools at the public schools of the city of
Sapucaia do Sul (RS). The empiric data were collected through questionnaires responded by
35 teachers working in schools of the foregoing city. The general objective of the
investigation was to map out the types of knowledge used in classrooms by the teachers of
adult education who work in public schools of the city of Sapucaia do Sul (RS) in the final
grades of primary school. The hypothesis of this project was the claim that “the knowledge of
pedagogical action is the most needed one for the professionalization of teaching, however,
the least developed and explicit in scientific studies”. Results demonstrate that several types
of teaching knowledge are present in classrooms of teachers of adult education, and it is not
possible to say that the knowledge of pedagogical action is the most important among the
types of knowledge, although it is one of the least published in scientific researches. It is
suggested that the school management should offer a differentiated approach to teachers of
adult education so that the objectives that are expected in this modality of teaching be fully
reached. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EJA (Educação de Jovens e Adultos) | por |
dc.subject | Saberes docentes | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.title | Saberes docentes em EJA: um estudo da rede municipal de Sapucaia do Sul (RS) | por |
dc.title.alternative | To know professors in education of young and adult: a study of the municipal net of Sapucaia do Sul/RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polêsine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa de caráter qualitativo procurou fazer uma relação entre a educação de jovens e
adultos, os saberes docentes e a gestão educacional. Teve como sujeitos de pesquisa os
professores da educação de jovens e adultos, das séries finais do ensino fundamental, da rede
municipal de Sapucaia do Sul (RS). Para a coleta dos dados empíricos foi utilizada a técnica
da aplicação de questionários, junto a 35 professores da referida rede. A investigação teve
como objetivo geral mapear os saberes utilizados em suas aulas pelos docentes da EJA que
atuam na rede municipal de Sapucaia do Sul (RS) nas séries finais do ensino fundamental da
educação básica. Teve como hipótese de trabalho a afirmativa que ‘o saber da ação
pedagógica é o mais necessário à profissionalização do ensino, contudo o menos desenvolvido
e explicitado em estudos científicos’. Como resultado, observou-se que diversos saberes
docentes estão presentes na prática de sala de aula do professor da educação de jovens e
adultos, não sendo possível afirmar que o saber da ação pedagógica é o mais importante
dentre os saberes, embora seja um dos menos publicizado em pesquisas científicas. Cabe à
gestão educacional ter um olhar diferenciado sobre o professor da educação de jovens e
adultos para que os objetivos esperados para esta modalidade de ensino sejam plenamente
atingidos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |