dc.contributor.advisor | Campos, Rosana Soares | |
dc.creator | Silva, Beatriz Morales da | |
dc.date.accessioned | 2020-03-03T12:23:21Z | |
dc.date.available | 2020-03-03T12:23:21Z | |
dc.date.issued | 2015-12-20 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19703 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas , Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This study is part of a series of reflection and discussion that takes place on the sociology discipline in the Brazilian educational context as proposed and social practice from the interdisciplinary, so that they can share experiences, uncover the reality and analyze the social life as a teaching strategy, thus allowing the student to understand social phenomena, in which it participates directly or that are relevant to their individual or family life and phenomena of their own daily lives. This is a bibliographic research on the means, qualitative and exploratory purposes, positivist paradigm, as it is believed that there is a present reality in the lives of all that needs to be known, studied and analyzed in its entirety. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Sociologia | por |
dc.subject | Prática social | por |
dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
dc.subject | Sociology | eng |
dc.subject | Social practice | eng |
dc.subject | Interdisciplinarity | eng |
dc.title | A sociologia como parte integrante da realidade da educação brasileira: situações concretas no cotidiano escolar do ensino médio | por |
dc.title.alternative | The sociology as part of the brazilian education reality: situations in concrete school everyday of secondary education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Jaguarão, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo é parte integrante de uma série de reflexões e discussões que se realiza acerca da disciplina Sociologia no contexto educacional brasileiro, como proposta e prática social a partir da interdisciplinaridade, de modo que se possa compartilhar experiências, desvendar a realidade e analisar a vida em sociedade como estratégia didática, permitindo assim, que o aluno compreenda fenômenos sociais dos quais participa diretamente ou que têm relevância para sua vida individual ou familiar e fenômenos de seu próprio cotidiano. Esta é uma pesquisa bibliográfica quanto aos meios, qualitativa e de fins exploratórios, com paradigma positivista, pois acredita-se que há uma realidade presente na vida de todos que precisa ser conhecida, estudada e analisada em sua integralidade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |