Heurísticas para o design de sistemas educacionais em tabletop
Resumo
Hoje em dia, a tecnologia vem avançando cada vez mais e com isso, vários dispositivos
interativos estão sendo inseridos no dia-a-dia dos usuários e há necessidade de desenvolver e
implementar novos sistemas com qualidade cada vez mais centradas nos usuários. Contudo,
pensando em usabilidade, são poucos os que realmente cumprem seu papel de forma fácil e
eficiente. Isso ocorre porque muitos produtos que exigem a interação dos usuários para
realização de tarefas, não foram projetados de acordo com a necessidade do usuário, tendo ele
em mente, mas apenas para realizar determinada função. Para isso, pensando em usabilidade e
nas características para apoiar no design de interação voltado para dispositivos de grande escala
(tabletop) voltados para a área educacional, foi realizadas adaptações nas heurísticas
tradicionais de Nielsen para o contexto da tabletop e validações com usuários. Além disso, um
estudo de caso foi desenvolvido no contexto de um projeto real com o intuito de aplicar a
validação das heurísticas na prática. Os resultados da avaliação do estudo mostraram que a
abordagem proposta cumpre com o objetivo de solucionar o problema identificado e obteve uma
avaliação positiva por parte da equipe do projeto, em termos de interação e usabilidade no
contexto aplicado.
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