dc.creator | Franceschi, Vinícius Diehl de | |
dc.date.accessioned | 2020-03-03T12:59:25Z | |
dc.date.available | 2020-03-03T12:59:25Z | |
dc.date.issued | 2019-08-30 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19705 | |
dc.description.abstract | Nowadays, the technology is advancing more and more, and with this, several
interactive devices are being inserted in the day to day of the users and the need to
develop and implement new systems with quality increasingly focused on the users.
However, thinking about usability, few actually fulfill their role easily and efficiently.
This is because many products that require the interaction of users to perform tasks,
were not designed according to the need of the user, bearing in mind, but only to
perform a certain function. For this, thinking about usability and features to support
interaction design for large-scale tabletop devices, adaptations were made to
traditional Nielsen heuristics for tabletop context and it was realized validations with
users. In addiction, a study case was developed in the context of a real project in order
to apply the validation of heuristics in practice. The results of the study evaluation
showed that the proposed approach fulfills the objective of solving the identified
problem and obtained a positive evaluation by the project team, in terms of interaction
and usability in the applied context. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Usabilidade | por |
dc.subject | Heurísticas | por |
dc.subject | Tabletop | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Usability | eng |
dc.subject | Heuristics | eng |
dc.subject | Tabletop | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.title | Heurísticas para o design de sistemas educacionais em tabletop | por |
dc.title.alternative | Heuristics for design of educational systems in tabletop | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Hoje em dia, a tecnologia vem avançando cada vez mais e com isso, vários dispositivos
interativos estão sendo inseridos no dia-a-dia dos usuários e há necessidade de desenvolver e
implementar novos sistemas com qualidade cada vez mais centradas nos usuários. Contudo,
pensando em usabilidade, são poucos os que realmente cumprem seu papel de forma fácil e
eficiente. Isso ocorre porque muitos produtos que exigem a interação dos usuários para
realização de tarefas, não foram projetados de acordo com a necessidade do usuário, tendo ele
em mente, mas apenas para realizar determinada função. Para isso, pensando em usabilidade e
nas características para apoiar no design de interação voltado para dispositivos de grande escala
(tabletop) voltados para a área educacional, foi realizadas adaptações nas heurísticas
tradicionais de Nielsen para o contexto da tabletop e validações com usuários. Além disso, um
estudo de caso foi desenvolvido no contexto de um projeto real com o intuito de aplicar a
validação das heurísticas na prática. Os resultados da avaliação do estudo mostraram que a
abordagem proposta cumpre com o objetivo de solucionar o problema identificado e obteve uma
avaliação positiva por parte da equipe do projeto, em termos de interação e usabilidade no
contexto aplicado. | por |
dc.contributor.advisor1 | Fontoura, Lisandra Manzoni | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8979575031016933 | por |
dc.contributor.referee1 | Silva, Marcos Alexandre Rose | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3381517748983487 | por |
dc.contributor.referee2 | Müller, Luana | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7060997864598150 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3058020823162479 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Ciência da Computação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |