Mostrar registro simples

dc.creatorFranceschi, Vinícius Diehl de
dc.date.accessioned2020-03-03T12:59:25Z
dc.date.available2020-03-03T12:59:25Z
dc.date.issued2019-08-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19705
dc.description.abstractNowadays, the technology is advancing more and more, and with this, several interactive devices are being inserted in the day to day of the users and the need to develop and implement new systems with quality increasingly focused on the users. However, thinking about usability, few actually fulfill their role easily and efficiently. This is because many products that require the interaction of users to perform tasks, were not designed according to the need of the user, bearing in mind, but only to perform a certain function. For this, thinking about usability and features to support interaction design for large-scale tabletop devices, adaptations were made to traditional Nielsen heuristics for tabletop context and it was realized validations with users. In addiction, a study case was developed in the context of a real project in order to apply the validation of heuristics in practice. The results of the study evaluation showed that the proposed approach fulfills the objective of solving the identified problem and obtained a positive evaluation by the project team, in terms of interaction and usability in the applied context.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectUsabilidadepor
dc.subjectHeurísticaspor
dc.subjectTabletoppor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectUsabilityeng
dc.subjectHeuristicseng
dc.subjectTabletopeng
dc.subjectEducationeng
dc.titleHeurísticas para o design de sistemas educacionais em tabletoppor
dc.title.alternativeHeuristics for design of educational systems in tabletopeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoHoje em dia, a tecnologia vem avançando cada vez mais e com isso, vários dispositivos interativos estão sendo inseridos no dia-a-dia dos usuários e há necessidade de desenvolver e implementar novos sistemas com qualidade cada vez mais centradas nos usuários. Contudo, pensando em usabilidade, são poucos os que realmente cumprem seu papel de forma fácil e eficiente. Isso ocorre porque muitos produtos que exigem a interação dos usuários para realização de tarefas, não foram projetados de acordo com a necessidade do usuário, tendo ele em mente, mas apenas para realizar determinada função. Para isso, pensando em usabilidade e nas características para apoiar no design de interação voltado para dispositivos de grande escala (tabletop) voltados para a área educacional, foi realizadas adaptações nas heurísticas tradicionais de Nielsen para o contexto da tabletop e validações com usuários. Além disso, um estudo de caso foi desenvolvido no contexto de um projeto real com o intuito de aplicar a validação das heurísticas na prática. Os resultados da avaliação do estudo mostraram que a abordagem proposta cumpre com o objetivo de solucionar o problema identificado e obteve uma avaliação positiva por parte da equipe do projeto, em termos de interação e usabilidade no contexto aplicado.por
dc.contributor.advisor1Fontoura, Lisandra Manzoni
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8979575031016933por
dc.contributor.referee1Silva, Marcos Alexandre Rose
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3381517748983487por
dc.contributor.referee2Müller, Luana
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7060997864598150por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3058020823162479por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência da Computaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International