Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: repercussões de uma política curricular nas práticas de alfabetização na rede pública de ensino no Rio Grande do Sul
Resumo
Esta dissertação de Mestrado se insere na linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior do Programa de Pós-graduação, Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Apresenta como temáticas a política curricular, a alfabetização e a formação continuada de professores alfabetizadores. Uma análise preliminar de trabalhos publicados de 2013 a 2018 focando este tema demonstrou a existência de um número significativo de publicações sobre o Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e as práticas de alfabetização. Diante disso, esta dissertação objetiva investigar a repercussão da política curricular do PNAIC nas práticas de alfabetização dos professores do ciclo de alfabetização na Rede Pública de Ensino no RS. A metodologia utilizada fundamenta-se na abordagem quanti-qualitativa, empregando os pressupostos teóricos e metodológicos estudo de caso. A coleta de informações foi realizada a partir de um questionário online, utilizando a ferramenta SurveyMonkey, enviado aos professores alfabetizadores dos três primeiros anos do Ensino Fundamental que se encontram cadastrados no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle – SIMEC. As discussões foram embasadas em legislações, documentos oficiais do Ministério da Educação, Cadernos do PNAIC e autores como: Ferreiro e Teberosky (1999), Ferreiro (2013), Soares (2013, 2016), Pacheco (2003), Sacristan (2013), Antunes (2011), Leão (2011), Tardif (2014), dentre outros. A análise foi realizada a partir da recorrência de unidades temáticas que indicaram as categorias de análise: Ser Professor alfabetizador na rede pública do Rio Grande do Sul; Formação Continuada dos professores alfabetizadores; Tessituras do currículo e as práticas alfabetizadoras. Desse modo, foi possível reconhecer a trajetória dos professores alfabetizadores, os caminhos percorridos para a construção e ressignificação de seus saberes acerca das práticas alfabetizadoras, identificando o perfil desse profissional. Compreendeu-se que a formação continuada precisa estar organizada afim de promover vivências formativas voltadas a transcender os desafios da atuação profissional no ciclo de alfabetização; há necessidade de efetivar mecanismos que favoreçam a tomada de consciência sobre a importância do protagonismo nos momentos de formação continuada; as vivências formativas permeadas pela troca de experiência, bem como a vivência lúdica favorece a relação entre teoria e prática, tanto no processo de aprendizagem das crianças, quanto no processo de ressignificação de saberes pelos professores, é necessário que a reflexão sobre a prática e na prática seja incorporada ao cotidiano escolar, considerando o tempo necessário para o amadurecimento das reflexões; e, por fim, evidencia-se que o Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, no Rio Grande do Sul, pautou-se no diálogo e na participação, elementos fundamentais em um contexto democrático, colaborando dessa maneira com as práticas alfabetizadoras na rede pública do Rio Grande do Sul.
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