dc.contributor.advisor | Zamberlan, João Fernando | |
dc.creator | Pereira, Nara Medianeira Langendolff | |
dc.date.accessioned | 2020-03-05T14:34:13Z | |
dc.date.available | 2020-03-05T14:34:13Z | |
dc.date.issued | 2015-02-05 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19740 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | Public funds have been the subject of many discussions regarding its implementation. The funds allocated to different sectors of the public administration, in fact, has been applied in a rational way and based on the principles of economy and supply the actual needs. To understand on expenses related to public funds transferred by the Federal Government and Municipal to public schools that serve elementary school in the city of Santa Maria - RS, this study aims to identify the application of resources for current expenses (cost) and investment in education at the municipal level of Santa Maria / RS. This study is a documental research, with a quantitative approach. Data collection was conducted in 52 elementary schools, which the major of Santa Maria maintains and are located in urban and rural regions, totaling six regions. The research relates to the funding of transfers to public schools in Santa Maria, RS, for the year 2013 and it was based on the following programs: Prodae, PDDE, PDE-Escola, PNAE and Fundeb. Among these government programs, one was found that only the Prodae, PDDE and the PDE-Escola funds are divided into disbursements and investments, and the PNAE is intended solely for school feeding, and FUNDEB aims to meet the cost of keeping the payroll of local teachers. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Verbas públicas | por |
dc.subject | Custeio | por |
dc.subject | Investimentos | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Elementary school | eng |
dc.subject | Public funds | eng |
dc.subject | Costing | eng |
dc.subject | Investments | eng |
dc.title | Aplicação dos recursos públicos municipais uma análise na área educacional | por |
dc.title.alternative | Application of public municipal funds: an analysis in educational area | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública, EaD | por |
dc.description.resumo | Os recursos públicos tem sido alvo de muitas discussões no que tange a sua aplicação. As verbas destinadas a diferentes setores da máquina pública, de fato, tem sido aplicadas de forma racional e baseada nos princípios da economicidade e suprem as reais necessidades. Na busca em compreender sobre os gastos referentes às verbas públicas repassadas pelo Governo Federal e Municipal para as escolas da rede municipal de ensino, que atendem o ensino fundamental da cidade de Santa Maria – RS, o presente estudo objetiva identificar a aplicação dos recursos destinados aos gastos correntes (custeio) e investimentos na área educacional no âmbito municipal de Santa Maria/RS. A pesquisa é documental, com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada em 52 escolas do ensino fundamental, cuja unidade mantenedora é a Prefeitura Municipal de Santa Maria, e localizam-se nas regiões urbana e rural, totalizando em seis regiões. A pesquisa relaciona-se com os repasses de verbas às escolas municipais de Santa Maria, RS, referente ao ano de 2013, e teve como base os seguintes programas: Prodae, PDDE, PDE- Escola, PNAE e Fundeb. Dentre esses programas, foi possível verificar que apenas o Prodae, PDDE e o PDE- Escola as verbas estão divididas em custeio e investimentos, sendo que o PNAE é destinado exclusivamente para a alimentação escolar, e o Fundeb tem como objetivo atender as despesas com a manutenção da folha de pagamento dos professores municipais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |