dc.contributor.advisor | Araujo, Luiz Ernani Bonesso de | |
dc.creator | Ferreira, Jhonatan | |
dc.date.accessioned | 2020-03-06T14:08:27Z | |
dc.date.available | 2020-03-06T14:08:27Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19753 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | From the beginning of our lives, we are part of the environment and we have the responsibility to preserve it so that we can have a quality life. Environmental education comes to the awareness of children, young people and adults, about the importance and care we should have with nature. The school is the appropriate space for the formation of a conscious citizen and responsible for his acts in society; the teacher has the role of stimulating and transforming the thoughts of these individuals. Then comes the importance of adequate training and knowledge of environmental education, to develop classroom work. The work was defined through a data collection, through a questionnaire. The analysis was done with the use of descriptive statistics and the results expressed through percentages, graphs and tables. The diagnosis was completed by the students of the Normal Course, with reuse of studies from the Odão Felippe Pippi State Education Institute. The contents are of paramount importance to Environmental Education in its formation, but at the same time, they are insufficient in relation to the indispensable knowledge. In this way, the course does not offer activities that can be incentive to the preservation of the environment, but that are necessary. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Formação | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Training | eng |
dc.subject | school | eng |
dc.title | Diagnóstico da forma como a educação ambiental é desenvolvida e trabalhada em curso de formação de professores, na modalidade de ensino médio | por |
dc.title.alternative | Diagnosis of the way as environmental education is developed and worked in a training course of teachers in the modality of middle school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cruz Alta, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | Desde o início de nossas vidas, fazemos parte do meio ambiente e temos a responsabilidade de preservá-lo para que assim possamos ter uma vida de qualidade. A educação ambiental vem ao encontro da conscientização de crianças, jovens e adultos, sobre a importância e do cuidado que devemos ter com a natureza. A escola é o espaço apropriado para a formação de um cidadão consciente e responsável por seus atos em sociedade; o professor tem o papel de incentivador etransformador de pensamentos desses indivíduos.Então, vem à importância da formação adequada e do conhecimento da educação ambiental, para desenvolver trabalhos em sala de aula. O trabalho se definiu através de uma coleta de dados, por meio de questionário. Aanálise foi feita com a utilização da estatística descritiva e os resultados expressos através de percentuais, gráficos e tabelas. O diagnóstico foi concluído pelos alunos do Curso Normal, com reaproveitamento de estudos do Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi.Os conteúdos são de suma importância à Educação Ambiental em sua formação, mas ao mesmo tempo, são insuficientes em relação ao conhecimento indispensável. Dessa forma, o curso não oferece atividades que possam ser incentivadoras à preservação do meio ambiente, mas que se fazem necessárias. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |