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dc.creatorDa Cas, Elisane
dc.date.accessioned2020-03-06T14:12:32Z
dc.date.available2020-03-06T14:12:32Z
dc.date.issued2019-09-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19754
dc.description.abstractOver time, human health care has gone through different paradigms. Technological innovations contributed to the current paradigm in Brazilian public health, especially with the adoption of the Patient’s Electronic Patient Pronouner (PEP) by Sistema Único de Saúde (SUS). As a new paradigm, the public entities responsible for the primary health care of citizens are still consolidating in the municipalities. Based in these context, the general objective of this study was to investigate the perception of SUS professionals regarding the implementation and use of PEP in the municipalities that make up the 8th CRS-RS, based in Cachoeira do Sul. This is a study with quantitative approach and descriptive characteristic, applying a structured questionnaire with 67 questions, covering the situation of the municipality in relation to the PEP, the implementation process, the structure offered for operation, the actions taken, the difficulties encountered during use and the benefits, dentists, pharmacists, nutritionists, nursing technicians and nurses using PEP. The results showed that a municipality has not yet implemented the PEP; in 53% of the municipalities, it has been in operation for over two years, with a predominance of software offered by SUS; 90.23% of professionals approve the inclusion of new technology in the SUS system; 71.6% received information on how to work with PEP; 54% use PEP to describe patient progress. Incomplete patient records, difficulty in working with PEP and lack of pilot tests before definitive implantation are negative aspects. Professionals' perception is better in the return of effort and time of use of PEP and in the access to the patient's history performed in the network. The average degree of satisfaction of professionals is translated by the average 7.4 on a scale of 1 to 10.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectParadigmapor
dc.subjectSaúdepor
dc.subjectProntuário eletrônico do pacientepor
dc.subjectInovação tecnológicapor
dc.subjectPercepçãopor
dc.subjectParadigmeng
dc.subjectHealtheng
dc.subjectElectronic patient recordeng
dc.subjectTecnologic innovationeng
dc.subjectPerceptioneng
dc.titleAdoção de novas tecnologias em serviços públicos de saúde: uma investigação sobre a implantação do prontuário eletrônico do pacientepor
dc.title.alternativeAdoption of new technologies in public health services: an investigation on the implementation of the patient's electronic pronounereng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAo longo do tempo, os cuidados com a saúde dos seres humanos passaram por diferentes paradigmas. As inovações tecnológicas contribuíram para o atual paradigma na saúde pública brasileira, especialmente com a adoção do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na condição de novo paradigma, ainda está se consolidando nos municípios, entes públicos responsáveis pela atenção básica da saúde do cidadão. Com base nesse contexto, definiu-se como objetivo geral deste estudo investigar a percepção dos profissionais do SUS a respeito da implantação e uso do PEP nos municípios que compõem a 8ª CRS-RS, com sede em Cachoeira do Sul. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa e caráter descritivo, com aplicação de um questionário estruturado com 67 questões, contemplando a situação do município em relação ao PEP, o processo de implantação, a estrutura oferecida para funcionamento, as ações executadas, as dificuldades encontradas durante o uso e os benefícios.na perspectiva de médicos, dentistas, farmacêuticos, nutricionistas, técnicos de enfermagem e enfermeiros que utilizam o PEP. Os resultados evidenciaram que um município ainda não implantou o PEP; em 53% dos municípios, está em funcionamento há mais de dois anos, com predomínio do software oferecido pelo SUS; 90,23% dos profissionais aprovam a inclusão da nova tecnologia no sistema do SUS; 71,6% receberam informações sobre como trabalhar com o PEP; 54% usam o PEP para descrever a evolução do paciente. Cadastros incompletos dos pacientes, dificuldade em trabalhar com o PEP e falta de testes-piloto antes da implantação definitiva são aspectos negativos. A percepção dos profissionais é melhor no retorno do esforço e tempo de utilização do PEP e no acesso ao histórico do paciente realizado na rede. O grau médio de satisfação dos profissionais é traduzido pela média 7,4 em uma escala de 1 a 10.por
dc.contributor.advisor1Zucatto, Luís Carlos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9128987043195154por
dc.contributor.referee1Pereira, Breno Augusto Diniz
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8919338859562451por
dc.contributor.referee2Mattiello, Kerla
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8401962186278677por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0616785022039652por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministração Públicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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