Que saudade da minha escola... vivenciando relações afetivas e dialógicas na gestão da Escola Rural Jacob Scheidt
Resumen
Este trabalho tem por base reflexões e discussões realizadas ao longo de pesquisas anteriores acerca das relações de afetividade e dialogicidade; vimos percebendo o quanto estas permeiam e influenciam todo trabalho educativo, da sala de aula à escola em seu contexto mais amplo. Partindo dessa ideia, esta pesquisa buscou pesquisar, em uma escola municipal rural multisseriada do município de Candelária, RS, qual a importância que professora, funcionária, pais e estudantes atribuem às relações interpessoais, em especial à afetividade e dialogicidade, em seu processo de gestão escolar. A pesquisa se alicerça principalmente nos escritos de Sander, Lück e Ferreira para discutir sobre a gestão escolar democrática, e em Freire, Arroyo e Maturana para fundamentar sobre a afetividade e a dialogicidade. A pesquisa tem caráter qualitativo e características de estudo de caso. A coleta de dados foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jacob Scheidt, no município de Candelária, RS, através de uma entrevista semi-estruturada com a professora, a funcionária, seis pais e seis estudantes da escola, análise do Projeto Político Pedagógico da instituição, e observação em um momento de socialização do grupo escolar. Concluiu-se que o processo que é vivido na escola, embora não documentado, uma vez que a escola não tem um Projeto Político Pedagógico próprio, constitui-se de fato em um processo de gestão escolar democrática, o que é reconhecido por todos. Além disso, todos consideram a dialogicidade e a afetividade dimensões essenciais e indissociáveis do processo de gestão, garantindo uma participação efetiva, séria e alegre.
Colecciones
- Gestão Educacional [292]