dc.contributor.advisor | Guterres, Clovis Renan Jacques | |
dc.creator | Gomes, Patricia Gonzatto | |
dc.date.accessioned | 2016-08-08T13:46:34Z | |
dc.date.available | 2016-08-08T13:46:34Z | |
dc.date.issued | 2012-08-09 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1978 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | The study analyzes the professional development of teachers in public policy,
through textual analysis of the National Plan of Education (2001/2010) and Bill of
Law nº 8.035 which is running in the Congress relating the approach of the minimum
wage and its implementation. Through qualitative study of bibliographic imprint, we
sought to understand through the actions published on the web, how Midwest region
Counties of Rio Grande do Sul with a population density of more than 180,000
inhabitants have been organizing themselves in the consolidation for the deployment
of law nº 11.738 of 2008 which establishes the salary for the Magisterium nationwide.
For data analysis, it was necessary to understand the policies related to education in
Brazil, as well as municipal organic laws and the career plans of municipal
magisterial. The result of the research was that the appreciation of the professional of
education has evolved in some points concerning to the implementation of the
Minimum Wage Law nº 11.738 of 2008 in almost all municipalities surveyed, as due
to the investment budget and the cultural, social and political of each county, there
are still situations in which the dialogue with the Unions of Professionals is the path
taken to achieve the goal through the mobilization of the category. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Plano nacional de educação | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Valorização dos profissionais da educação | por |
dc.subject | Piso salarial | por |
dc.title | A valorização dos profissionais da educação: a implantação do piso salarial | por |
dc.title.alternative | Valuing the professonal education: implementation of mininum wage | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | O estudo analisa a valorização do professorado no âmbito das políticas
públicas, mediante a análise textual do Plano Nacional de Educação (2001/2010) e
do Projeto de Lei nº 8.035 que tramita no Congresso Nacional, relacionando a
abordagem do piso salarial com a sua implantação. Por meio de pesquisa qualitativa
de cunho bibliográfico, buscou-se compreender, através das ações publicadas via
web, de que forma alguns Municípios do Rio Grande do Sul com densidade
populacional superior a 180.000 habitantes vêm se organizando quanto à
implantação da Lei nº 11.738 de 2008, que estabelece o piso salarial para o
Magistério em âmbito nacional. Para a análise dos dados, fez-se necessária a
compreensão das políticas públicas voltadas à educação no Brasil, assim como das
leis orgânicas municipais e dos planos de carreiras dos Magistérios Públicos
Municipais. Como resultado, obteve-se que a valorização dos profissionais da
educação tem evoluído em alguns aspectos, referentes à implantação da Lei do Piso
Salarial n° 11.738 de 2008 em quase todos os Municípios pesquisados, pois, devido
aos investimentos orçamentários e às diversidades culturais, sociais e políticas de
cada Município, ainda existem situações nas quais o diálogo com os Sindicatos dos
Profissionais é o caminho trilhado para atingir o objetivo, mediante mobilização da
categoria. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |