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dc.contributor.advisorGuterres, Clovis Renan Jacques
dc.creatorGomes, Patricia Gonzatto
dc.date.accessioned2016-08-08T13:46:34Z
dc.date.available2016-08-08T13:46:34Z
dc.date.issued2012-08-09
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1978
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2013.por
dc.description.abstractThe study analyzes the professional development of teachers in public policy, through textual analysis of the National Plan of Education (2001/2010) and Bill of Law nº 8.035 which is running in the Congress relating the approach of the minimum wage and its implementation. Through qualitative study of bibliographic imprint, we sought to understand through the actions published on the web, how Midwest region Counties of Rio Grande do Sul with a population density of more than 180,000 inhabitants have been organizing themselves in the consolidation for the deployment of law nº 11.738 of 2008 which establishes the salary for the Magisterium nationwide. For data analysis, it was necessary to understand the policies related to education in Brazil, as well as municipal organic laws and the career plans of municipal magisterial. The result of the research was that the appreciation of the professional of education has evolved in some points concerning to the implementation of the Minimum Wage Law nº 11.738 of 2008 in almost all municipalities surveyed, as due to the investment budget and the cultural, social and political of each county, there are still situations in which the dialogue with the Unions of Professionals is the path taken to achieve the goal through the mobilization of the category.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlano nacional de educaçãopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectValorização dos profissionais da educaçãopor
dc.subjectPiso salarialpor
dc.titleA valorização dos profissionais da educação: a implantação do piso salarialpor
dc.title.alternativeValuing the professonal education: implementation of mininum wageeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO estudo analisa a valorização do professorado no âmbito das políticas públicas, mediante a análise textual do Plano Nacional de Educação (2001/2010) e do Projeto de Lei nº 8.035 que tramita no Congresso Nacional, relacionando a abordagem do piso salarial com a sua implantação. Por meio de pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, buscou-se compreender, através das ações publicadas via web, de que forma alguns Municípios do Rio Grande do Sul com densidade populacional superior a 180.000 habitantes vêm se organizando quanto à implantação da Lei nº 11.738 de 2008, que estabelece o piso salarial para o Magistério em âmbito nacional. Para a análise dos dados, fez-se necessária a compreensão das políticas públicas voltadas à educação no Brasil, assim como das leis orgânicas municipais e dos planos de carreiras dos Magistérios Públicos Municipais. Como resultado, obteve-se que a valorização dos profissionais da educação tem evoluído em alguns aspectos, referentes à implantação da Lei do Piso Salarial n° 11.738 de 2008 em quase todos os Municípios pesquisados, pois, devido aos investimentos orçamentários e às diversidades culturais, sociais e políticas de cada Município, ainda existem situações nas quais o diálogo com os Sindicatos dos Profissionais é o caminho trilhado para atingir o objetivo, mediante mobilização da categoria.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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