dc.contributor.advisor | Gama, Maria Eliza Rosa | |
dc.creator | Lima, Andreia de | |
dc.date.accessioned | 2020-03-10T14:18:32Z | |
dc.date.available | 2020-03-10T14:18:32Z | |
dc.date.issued | 2018-11-09 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19792 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The research developed as a conclusion work in the postgraduate course in Environmental Education EAD of the Federal University of Santa Maria (UFSM), sought to investigate the knowledge about Environmental Education and recycling of the high school students of Rocha Pombo State High School , located in the municipality of Crissiumal-RS. The participation in the questionnaire applied to the students of the classes of the first and second year of high school, had 33 students, 21 of the first and 12 of the second year. This questionnaire aimed to promote the construction of a critical awareness of the students with the environment and its preservation. Their responses contributed to the development of this research. In the analysis of the answers it was possible to identify that there is knowledge about the theme, only some terms that cover Environmental Education were unknown but their meaning did not. After the questionnaire, the students of the second year began to collect the trash they produced during the classes, papers for the recycling of the same, throughout the month of August this material was collected, and later part of it was recycled. Moments of debate about the issue of consumerism and sustainability have become necessary to understand the capitalist system, the need to understand what is needed, and to seek information to be able to define what is really needed and what are superfluous products. At the end of this process a new questionnaire was carried out, containing three open questions, to verify if the pedagogical activities had an expected effect. Given this, it was possible to verify that there was learning, that the theoretical and practical activities should be permanent, because environmental education is a process of reeducation, changes of attitudes, and constants. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Reciclagem | por |
dc.subject | Consciência crítica | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Recycling | eng |
dc.subject | Critical awareness | eng |
dc.title | A educação ambiental no ensino médio, produção de lixo e reciclagem na turma do segundo ano da Escola Estadual Rocha Pombo | por |
dc.title.alternative | Environmental education in middle school, garbage production and recycling, in the second year of the Rocha Pombo School | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | A pesquisa desenvolvida como trabalho de conclusão no curso de pós graduação em Educação Ambiental EAD da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), buscou investigar o conhecimento sobre a Educação Ambiental e reciclagem, dos alunos do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Rocha Pombo, localizada no município de Crissiumal-RS. A participação no questionário aplicado aos estudantes das turmas do 1º e 2º anos do ensino médio, contou com 33 alunos, sendo 21 do primeiro e 12 do segundo ano. Esse questionário teve por objetivo promover a construção de uma consciência critica dos alunos com o meio e sua preservação. As respostas deles contribuíram para o desenvolvimento dessa pesquisa. Na análise das respostas foi possível identificar que há conhecimento sobre a temática, apenas alguns termos que abrangem a Educação Ambiental eram desconhecidos mas o seu significado não. Depois do questionário, os alunos do segundo ano começaram a recolher o lixo que produziam durante as aulas, papeis para que pudesse ser feita a reciclagem do mesmo, durante todo o mês de agosto foi recolhido esse material, e posteriormente parte dele foi reciclado. Momentos de debate acerca da questão do consumismo e da sustentabilidade se fizeram necessários para compreenderem o sistema capitalista, a necessidade de entender o que é necessário, e buscar informações para poder definir o que realmente é necessário e o que são produtos supérfluos. Ao final desse processo um novo questionário foi realizado, contendo três perguntas abertas, para verificar se as atividades pedagógicas tiveram efeito esperado. Diante disso, foi possível constatar que houve aprendizado, que as atividades teóricas e praticas devem ser permanentes, pois a educação ambiental é um processo de reeducação, de mudanças de atitudes, e constâncias. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |