Metodologias ativas no ensino de história: sala de aula invertida aplicada no ensino médio na Escola Marista de Santa Maria - RS
Resumo
Este trabalho tem como objetivo ampliar a discussão a respeito da utilização de metodologias ativas no Ensino médio pela Rede Marista de Educação Básica. A sala de aula invertida é uma das possibilidades nesse sentido, pois, representa uma possibilidade de modernização do ensino e da aprendizagem, em que recursos humanos e materiais interagem para a implementação de abordagens teórico-metodológicas ativas. Acredita-se que é preciso a produção de novas metodologias e práticas relacionadas à área de ciências humanas, em específico ao componente de história. Nesta oportunidade, primeiramente, foi realizado um estudo sobre a história do ensino de história, especialmente no Brasil, relacionando-a considerando com a história do Instituo Marista, sem esquecer os documentos que norteiam a sua Educação Básica. A partir desses referenciais, se buscou elementos com o objetivo de servir de base teórica para as metodologias ativas, em específico a sala de aula invertida, para proporcionar a sua aplicação em turmas do primeiro ano do Ensino médio do Colégio Marista Santa Maria. As atividades realizadas serviram de base empírica qualitativa, especialmente, reflexões a cerca da aplicação da sala de aula invertida. O trabalho desenvolvido revelou que é possível se aplicar a metodologia ativa e que tem a capacidade de engajar os alunos nas atividades propostas, no entanto uma preparação anterior se faz necessária, não apenas por parte do professor, mas também dos alunos.
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