Mostrar registro simples

dc.creatorGlufke, Carlos Eduardo Cossettin
dc.date.accessioned2020-03-11T15:50:00Z
dc.date.available2020-03-11T15:50:00Z
dc.date.issued2019-01-15
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19809
dc.description.abstractThis work has the objective of amplifying the discussion regarding the use of active methodologies in high school teaching by Rede Marista de Educação Básica. The flipped classroom is one possibility towards this as it represents an opportunity of modernizing the teaching and learning in which human and material resources interact to implement active theoretical methodological approaches. It is assumed that new methodologies and practices associated with the humanities are needed, especially in history teaching. In this opportunity, initially, a study about the history teaching, especially in Brazil, was conducted. This study considered the history of Instituto Marista without disregarding the documents which guide its Basic Education. These references were searched with the objective of finding a theoretical basis to apply active methodologies, especially the flipped classroom, to enable its application in first year high school cohorts from Colegio Marista in Santa Maria. The activities carried out served as a qualitative empirical basis, especially as reflections regarding the flipped classroom applications. The work carried out revealed that it is possible to apply the active methodology and that it has the capacity to engage the students in the proposed activities. Nonetheless, there is a need for previous preparation, not only from the teacher’s side but also from the students’ side.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProfhistoriapor
dc.subjectSala de aula invertidapor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectEducação maristapor
dc.subjectFlipped classroomeng
dc.subjectHistory teachingeng
dc.subjectMarista’s educationeng
dc.titleMetodologias ativas no ensino de história: sala de aula invertida aplicada no ensino médio na Escola Marista de Santa Maria - RSpor
dc.title.alternativeActive metodologies in history teaching: flipped classroom applied to high school teaching at Escola Marista in Santa Maria - RSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo ampliar a discussão a respeito da utilização de metodologias ativas no Ensino médio pela Rede Marista de Educação Básica. A sala de aula invertida é uma das possibilidades nesse sentido, pois, representa uma possibilidade de modernização do ensino e da aprendizagem, em que recursos humanos e materiais interagem para a implementação de abordagens teórico-metodológicas ativas. Acredita-se que é preciso a produção de novas metodologias e práticas relacionadas à área de ciências humanas, em específico ao componente de história. Nesta oportunidade, primeiramente, foi realizado um estudo sobre a história do ensino de história, especialmente no Brasil, relacionando-a considerando com a história do Instituo Marista, sem esquecer os documentos que norteiam a sua Educação Básica. A partir desses referenciais, se buscou elementos com o objetivo de servir de base teórica para as metodologias ativas, em específico a sala de aula invertida, para proporcionar a sua aplicação em turmas do primeiro ano do Ensino médio do Colégio Marista Santa Maria. As atividades realizadas serviram de base empírica qualitativa, especialmente, reflexões a cerca da aplicação da sala de aula invertida. O trabalho desenvolvido revelou que é possível se aplicar a metodologia ativa e que tem a capacidade de engajar os alunos nas atividades propostas, no entanto uma preparação anterior se faz necessária, não apenas por parte do professor, mas também dos alunos.por
dc.contributor.advisor1Ribeiro, José Iran
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1466425361587196por
dc.contributor.referee1Mourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7689442989367017por
dc.contributor.referee2Tomazetti, Elisete Medianeira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3942924352722374por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4164015668283035por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International