As brincadeiras na educação infantil e a importância da sua permanência na transição para o ensino fundamental
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Data
2016-09-23Autor
Schmidt, Ingrit Juliane Kuyven
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Este trabalho tem por objetivo refletir sobre as brincadeiras na educação
infantil e a importância da sua permanência na transição para o Ensino
Fundamental. Com a oportunidade de estudar novamente e realizar estudos sobre
as crianças comecei a me questionar ainda mais sobre as brincadeiras e de que
maneira aparecem na escola. Como vejo esta criança que está diante de mim? Que
oportunidades são dadas para que as crianças expressem suas capacidades com as
brincadeiras, sejam elas dirigidas ou espontâneas? Tendo assim presente que no
momento do ingresso da criança para o Ensino Fundamental, esta se encontra num
momento evolutivo, transitório da educação infantil, em que prevaleça o brincar e as
vivências. É bom porque é divertido, dá prazer, a criança não é obrigada a produzir
algum produto final, fica relaxada, envolvida, aprende regras, habilidades, linguagem
e entra no mundo imaginário. Cada um de nós pode focalizar aspectos diferentes do
brincar. Mas não se pode deixar de valorizar o poder da brincadeira para a
expressão, para a criança tomar decisão, mostrar o que sabe, o que gosta e como
vê o mundo. Diante dessa compreensão, questiono: Que potência tem o brincar na
Educação Infantil e qual a importância de sua permanência na transição para o
Ensino Fundamental? Para a realização da pesquisa qualitativa, realizei entrevista
semi-estruturada com cinco professoras da rede pública, embasamento teórico,
observações e registros fotográficos na escola, e reflexão da própria prática. Como
professora de crianças, tenho total convicção de que o brincar é a melhor forma para
aprender e que antes de tudo preciso estar envolvida. O olhar como educadora vai
se renovando constantemente com mais sensibilidade e compreensão, dialogando e
compartilhando inquietações. Espero que esta pesquisa oriente as práticas
pedagógicas e reflexão da própria prática em sala de aula com crianças de
educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, com a finalidade de
aprimorar o conhecimento nesta área interagindo com os demais colegas de
trabalho, enfatizando as brincadeiras na educação infantil e a sua importância e
permanência na transição para o ensino fundamental.
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