Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLorenzoni, Cândice Moura
dc.creatorSchmidt, Ingrit Juliane Kuyven
dc.date.accessioned2020-03-12T13:28:13Z
dc.date.available2020-03-12T13:28:13Z
dc.date.issued2016-09-23
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19819
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.por
dc.description.abstractThe aim of this work is reflecting about the plays on child Education and the importance for its permanence on transition for Elementary School. Again withan opportunity to study and to do studies about children I began asking me even more about the plays and the way it happens at school. How do I see this child who is in front of me? Which opportunities are given children to express their capacities with spontaneous or controlled plays ? Since the moment when the child joins Elementary school, she/he finds herself/himself in an evolutionary moment, transitory from Child Education on which prevails playing and experiences. It’s good because it’s funny, joyful, the child is not obligated to make any final product staying relaxed and involved, learning rules, habilities and language, then gets into the imaginary world. Each of us can focus on different aspects about the plays. But we can’t let valuing the power of the play to express, mainly to the child to make a decision, to show what he/she knows and likes and how he/she sees the world. Up against this comprehension I ask: What potency does play have in Child Education and what is the importance for its permanence on transition for Elementary School? To do this qualitative research, I did a half structured interview with five public school teachers, theoretical basement, observations and photographic recordings at school and reflection about the own experience. As children teacher, I am convinced that playing is the best way to learn and, before everything I need to be involved. The look as a governess is constantly changing with more sensibility and comprehension, dialoguing and sharing concerns. I hope this research guide pedagogical practices and the reflection about the own experience in classroom with Child Education and beginning Elementary School children, so that we can improve the knowledge in this area interacting with another coworkers, emphasizing plays on Child Education and its importance to be kept in the transition for the Elementary School.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBrincadeiraspor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectTransiçãopor
dc.subjectPlayseng
dc.subjectChild educationeng
dc.subjectTransitioneng
dc.titleAs brincadeiras na educação infantil e a importância da sua permanência na transição para o ensino fundamentalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo refletir sobre as brincadeiras na educação infantil e a importância da sua permanência na transição para o Ensino Fundamental. Com a oportunidade de estudar novamente e realizar estudos sobre as crianças comecei a me questionar ainda mais sobre as brincadeiras e de que maneira aparecem na escola. Como vejo esta criança que está diante de mim? Que oportunidades são dadas para que as crianças expressem suas capacidades com as brincadeiras, sejam elas dirigidas ou espontâneas? Tendo assim presente que no momento do ingresso da criança para o Ensino Fundamental, esta se encontra num momento evolutivo, transitório da educação infantil, em que prevaleça o brincar e as vivências. É bom porque é divertido, dá prazer, a criança não é obrigada a produzir algum produto final, fica relaxada, envolvida, aprende regras, habilidades, linguagem e entra no mundo imaginário. Cada um de nós pode focalizar aspectos diferentes do brincar. Mas não se pode deixar de valorizar o poder da brincadeira para a expressão, para a criança tomar decisão, mostrar o que sabe, o que gosta e como vê o mundo. Diante dessa compreensão, questiono: Que potência tem o brincar na Educação Infantil e qual a importância de sua permanência na transição para o Ensino Fundamental? Para a realização da pesquisa qualitativa, realizei entrevista semi-estruturada com cinco professoras da rede pública, embasamento teórico, observações e registros fotográficos na escola, e reflexão da própria prática. Como professora de crianças, tenho total convicção de que o brincar é a melhor forma para aprender e que antes de tudo preciso estar envolvida. O olhar como educadora vai se renovando constantemente com mais sensibilidade e compreensão, dialogando e compartilhando inquietações. Espero que esta pesquisa oriente as práticas pedagógicas e reflexão da própria prática em sala de aula com crianças de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, com a finalidade de aprimorar o conhecimento nesta área interagindo com os demais colegas de trabalho, enfatizando as brincadeiras na educação infantil e a sua importância e permanência na transição para o ensino fundamental.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto