dc.contributor.advisor | Lorenzoni, Cândice Moura | |
dc.creator | Schmidt, Ingrit Juliane Kuyven | |
dc.date.accessioned | 2020-03-12T13:28:13Z | |
dc.date.available | 2020-03-12T13:28:13Z | |
dc.date.issued | 2016-09-23 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19819 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | The aim of this work is reflecting about the plays on child Education and the
importance for its permanence on transition for Elementary School. Again withan
opportunity to study and to do studies about children I began asking me even more
about the plays and the way it happens at school. How do I see this child who is in
front of me? Which opportunities are given children to express their capacities with
spontaneous or controlled plays ? Since the moment when the child joins Elementary
school, she/he finds herself/himself in an evolutionary moment, transitory from Child
Education on which prevails playing and experiences. It’s good because it’s funny,
joyful, the child is not obligated to make any final product staying relaxed and
involved, learning rules, habilities and language, then gets into the imaginary world.
Each of us can focus on different aspects about the plays. But we can’t let valuing
the power of the play to express, mainly to the child to make a decision, to show what
he/she knows and likes and how he/she sees the world. Up against this
comprehension I ask: What potency does play have in Child Education and what is
the importance for its permanence on transition for Elementary School? To do this
qualitative research, I did a half structured interview with five public school teachers,
theoretical basement, observations and photographic recordings at school and
reflection about the own experience. As children teacher, I am convinced that playing
is the best way to learn and, before everything I need to be involved. The look as a
governess is constantly changing with more sensibility and comprehension,
dialoguing and sharing concerns. I hope this research guide pedagogical practices
and the reflection about the own experience in classroom with Child Education and
beginning Elementary School children, so that we can improve the knowledge in this
area interacting with another coworkers, emphasizing plays on Child Education and
its importance to be kept in the transition for the Elementary School. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Brincadeiras | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Transição | por |
dc.subject | Plays | eng |
dc.subject | Child education | eng |
dc.subject | Transition | eng |
dc.title | As brincadeiras na educação infantil e a importância da sua permanência na transição para o ensino fundamental | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Docência na Educação Infantil | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo refletir sobre as brincadeiras na educação
infantil e a importância da sua permanência na transição para o Ensino
Fundamental. Com a oportunidade de estudar novamente e realizar estudos sobre
as crianças comecei a me questionar ainda mais sobre as brincadeiras e de que
maneira aparecem na escola. Como vejo esta criança que está diante de mim? Que
oportunidades são dadas para que as crianças expressem suas capacidades com as
brincadeiras, sejam elas dirigidas ou espontâneas? Tendo assim presente que no
momento do ingresso da criança para o Ensino Fundamental, esta se encontra num
momento evolutivo, transitório da educação infantil, em que prevaleça o brincar e as
vivências. É bom porque é divertido, dá prazer, a criança não é obrigada a produzir
algum produto final, fica relaxada, envolvida, aprende regras, habilidades, linguagem
e entra no mundo imaginário. Cada um de nós pode focalizar aspectos diferentes do
brincar. Mas não se pode deixar de valorizar o poder da brincadeira para a
expressão, para a criança tomar decisão, mostrar o que sabe, o que gosta e como
vê o mundo. Diante dessa compreensão, questiono: Que potência tem o brincar na
Educação Infantil e qual a importância de sua permanência na transição para o
Ensino Fundamental? Para a realização da pesquisa qualitativa, realizei entrevista
semi-estruturada com cinco professoras da rede pública, embasamento teórico,
observações e registros fotográficos na escola, e reflexão da própria prática. Como
professora de crianças, tenho total convicção de que o brincar é a melhor forma para
aprender e que antes de tudo preciso estar envolvida. O olhar como educadora vai
se renovando constantemente com mais sensibilidade e compreensão, dialogando e
compartilhando inquietações. Espero que esta pesquisa oriente as práticas
pedagógicas e reflexão da própria prática em sala de aula com crianças de
educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, com a finalidade de
aprimorar o conhecimento nesta área interagindo com os demais colegas de
trabalho, enfatizando as brincadeiras na educação infantil e a sua importância e
permanência na transição para o ensino fundamental. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |