dc.contributor.advisor | Martins, Cleber Ori Cuti | |
dc.creator | Belizio, Luciana de Aguilar | |
dc.date.accessioned | 2020-03-16T13:03:36Z | |
dc.date.available | 2020-03-16T13:03:36Z | |
dc.date.issued | 2015-12-20 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19858 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This paper presents the development of a research that contemplates the theme of practical methodologic strategies for the theoric teaching of sociology, using Facebook as a didactic tool in the teaching and learning relationship. This research uses an empiric base and contains in-depth interviews using open-ended questions, taken between October and November 2015, with 4 high school teachers from Santa Maria. The goal of this research was to acknowledge the perception of these teachers to the theme. The paper also bases itself in the documentary film “Uma escola entre redes sociais”, which tells how teachers and the school community from Rio de Janeiro/RJ uses and relates to Facebook. This research proposes to answer “if there is a social relation between teacher and student inside Facebook and how they share this space, going beyond the classroom, to discuss theory about sociology?”. From this question, the investigation has aimed to reveal if these professors use the Comunication and Information Technologies inside the classroom and if they are open to use Facebook in sociology’s learning and teaching process. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ferramenta didática | por |
dc.subject | Facebook | por |
dc.subject | Ensino de sociologia | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Didatic tool | eng |
dc.subject | Sociology teaching | eng |
dc.subject | Teaching and learning | eng |
dc.title | O Facebook como ferramenta de aprendizagem no ensino de sociologia | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa que contempla as temáticas sobre as estratégias metodológicas práticas para os conteúdos teóricos da disciplina de Sociologia, investigando o uso do Facebook como ferramenta didática na relação ensino-aprendizagem no ensino de Sociologia. A pesquisa tem base empírica em entrevistas em profundidade, a partir de questões abertas, realizadas, entre outubro e novembro de 2015, com quatro professores de escolas de Ensino Médio de Santa Maria. O objetivo foi verificar a percepção dos quatro professores em relação à temática. Além disso, o artigo também se sustenta na análise do documentário “Uma escola entre redes sociais”, o qual retrata como professores e a comunidade escolar do Rio de Janeiro/RJ usam e se relacionam no Facebook. A investigação teve como proposta responder “se existe uma interação social entre professor e aluno no Facebook e se compartilham desse espaço, além da sala de aula, para realizar discussões teóricas sobre o ensino de Sociologia?”. A partir desse questionamento a investigação objetivou revelar se os professores utilizam as Tecnologias da Informação e Comunicação em aula e se estão abertos a utilizar o Facebook na relação ensino-aprendizagem de Sociologia. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |