“Eu Não Quero Voltar Sozinho”: a representação audiovisual da homossexualidade em ambiente escolar
Resumo
Este trabalho discute a representação da homossexualidade no ambiente escolar, refletindo sobre como ela ocorre no curta-metragem Eu não quero voltar sozinho, dirigido por Daniel Ribeiro. O estudo busca investigar como os personagens sinalizam a descoberta da homossexualidade na adolescência, pano de fundo para discussões de sexualidade e deficiência visual. Para que fosse possível realizar essa investigação, abordamos à luz da Teoria Queer e de estudos sobre relações entre Cinema e Sociedade. Propomos, em nosso estudo uma metodologia baseada na análise fílmica do curta-metragem, a partir da descrição e interpretação dos recursos formais, estéticos e narrativos. Os resultados apontam que apesar do desinteresse dos professores pelas particularidades dos alunos, a política homogenizadora da escola falha na medida em que o convívio com o diferente é inevitável, marcado por personagens que naturalizam as relações homossexuais,com o amor como ponto principal através de uma narrativa que não perpassa o profano ou errado, portanto, queer.