Mostrar registro simples

dc.creatorGuterres, Everton Luis de Lima
dc.date.accessioned2020-03-16T14:34:07Z
dc.date.available2020-03-16T14:34:07Z
dc.date.issued2019-07-25
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19861
dc.description.abstractThis dissertation demonstrates the student financing fund (FIES) and its impact on a private institution in the interior of Rio Grande do Sul, and it should be remembered that FIES is a public financing policy focused on private higher education. The lack or reduction of this policy implies directly in the institutional rates, among them, the number of students and the financial flow of the institution. As a temporal cut for the research, the period from 2012 to 2018 was used. The choice is justified by the large number of contracts of that time, as well as the changes that occurred during this period, allied to the political and economic crisis experienced in that period. These aspects reaffirmed the importance of this research for notes on the impact that policy exerted within the institution of private higher education, as will be demonstrated in what educational managers think and what strategies they used, both during this period of great growth of the program, and its decline. With the analysis of the results obtained in the research, an intervention plan was designed to optimize the decision-making processes and also to avoid the evasion of the students during the period they will spend in the institution. The results found in this research pointed to the decline in the number of students and, consequently, in financing contracts, challenging managers to develop strategies to guarantee results that maintain the Institution's sustainability.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectFundo de financiamento estudantilpor
dc.subjectGestores educacionaispor
dc.subjectPublic politicaleng
dc.subjectStudent financing fundeng
dc.subjectEducational managerseng
dc.titlePolítica pública de financiamento do ensino superior em tempo de crise: estratégias de gestão em uma instituição particular.por
dc.title.alternativePublic political of financing of higher education in time of crisis: management of strategies in a particular institutioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em políticas públicas e gestão educacional – PPPG, busca compreender o fundo de financiamento estudantil (FIES) e seu impacto em uma instituição privada do interior do Rio grande do Sul, cabendo lembrar que o FIES é uma política pública de financiamento voltada para o ensino superior privado. A falta ou redução dessa política implica diretamente nos índices institucionais, dentre eles, o número de alunos e o fluxo financeiro da instituição. Como recorte temporal para a pesquisa, foi utilizado o período de 2012 á 2018. A escolha se justifica pelo grande número de contratos dessa época, bem como as mudanças que ocorreram ao longo desse período, aliada à crise política e econômica vivenciada no país. Tais aspectos ratificaram a importância dessa pesquisa para apontamentos sobre o impacto que a política exerceu dentro da instituição de ensino superior privada, como será demonstrado no que pensam os gestores educacionais bem como o uso de estratégias os mesmos utilizaram, tanto no período de grande crescente do programa, quanto em seu declínio. Com a análise dos resultados obtidos na pesquisa foi desenhado um plano de intervenção para otimizar os processos decisórios que incidam sobre a evasão dos acadêmicos ao longo do período que os mesmos irão passar na instituição. Os resultados encontrados na pesquisa apontaram para o declínio no número de estudantes e, consequentemente, de contratos de financiamento, desafiando os gestores a desenvolverem estratégias para a garantia de resultados que mantenham a sustentabilidade da Instituição.por
dc.contributor.advisor1Veiga, Adriana Moreira da Rocha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9245252793422468por
dc.contributor.referee1Della Méa, Liliane Gontan Timm
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1877823695748900por
dc.contributor.referee2Nunes, Cristina de Moraes
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9393264083656916por
dc.contributor.referee3Possa, Leandra Bôer
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1050405469171971por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7080598622044038por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International