Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZanella, Ângela Kemel
dc.creatorPoitevin, Flávia Silveira
dc.date.accessioned2020-03-16T14:43:14Z
dc.date.available2020-03-16T14:43:14Z
dc.date.issued2015-02-21
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19862
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis study aimed to evaluate the scientific literature about the movement contribution to the development and learning of children from kindergarten and elementary school Years Initials. This is a literature review, with descriptive and quantitative analysis, research occurred in LILACS and Google Scholar databases and online library SciELO, 10 chronologically newer studies were selected for evaluation of the selected studies was used to scale PEDro. A thematic analysis and emerged the following categories was performed: the design of human movement and body culture in kindergarten; pedagogical approaches physics teacher education in kindergarten; school of motor development. Given the research was observed that the production is very low, the authors are producing very tentatively about the subject, at the end of this stage of the research was able to confirm that in fact the movement helps the child to grow, develop, and not only the motor factor, but cognitive, social, intellectual, cultural and physical.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMovimentopor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectDesenvolvimento motorpor
dc.subjectMotioneng
dc.subjectChildeng
dc.subjectMotor developmenteng
dc.titleA contribuição do movimento no desenvolvimento e aprendizado da criança na educação infantil e anos iniciaispor
dc.title.alternativeThe motion contribution to development and child learning in early childhood education and early yearseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Quaraí, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo objetiva conhecer a produção científica a cerca da contribuição do movimento para o desenvolvimento e aprendizado de crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma revisão de literatura, com análise descritiva e quantitativa, a pesquisa ocorreu nas bases de dados LILACS e Google Acadêmico e na biblioteca online Scielo, foram selecionados os 10 estudos cronologicamente mais novos, para avaliação dos estudos selecionados foi utilizada a escala PEDro. Foi realizada uma análise temática e emergiram as seguintes categorias: a concepção do movimento humano e a cultura corporal na Educação Infantil; abordagens pedagógicas do professor de Educação física na Educação Infantil; desenvolvimento motor dos escolares. Diante da pesquisa foi observado que a produção é muito reduzida, os autores estão produzindo de maneira tímida a cerca do tema, ao finalizar esta etapa da pesquisa foi possível confirmar que de fato o movimento auxilia a criança a crescer, a se desenvolver, e não apenas no fator motor, mas cognitivo, social, intelectual, cultural e físico.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto