dc.contributor.advisor | Zanella, Ângela Kemel | |
dc.creator | Poitevin, Flávia Silveira | |
dc.date.accessioned | 2020-03-16T14:43:14Z | |
dc.date.available | 2020-03-16T14:43:14Z | |
dc.date.issued | 2015-02-21 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19862 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This study aimed to evaluate the scientific literature about the movement contribution to the development and learning of children from kindergarten and elementary school Years Initials. This is a literature review, with descriptive and quantitative analysis, research occurred in LILACS and Google Scholar databases and online library SciELO, 10 chronologically newer studies were selected for evaluation of the selected studies was used to scale PEDro. A thematic analysis and emerged the following categories was performed: the design of human movement and body culture in kindergarten; pedagogical approaches physics teacher education in kindergarten; school of motor development. Given the research was observed that the production is very low, the authors are producing very tentatively about the subject, at the end of this stage of the research was able to confirm that in fact the movement helps the child to grow, develop, and not only the motor factor, but cognitive, social, intellectual, cultural and physical. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Movimento | por |
dc.subject | Criança | por |
dc.subject | Desenvolvimento motor | por |
dc.subject | Motion | eng |
dc.subject | Child | eng |
dc.subject | Motor development | eng |
dc.title | A contribuição do movimento no desenvolvimento e aprendizado da criança na educação infantil e anos iniciais | por |
dc.title.alternative | The motion contribution to development and child learning in early childhood education and early years | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Quaraí, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo objetiva conhecer a produção científica a cerca da contribuição do movimento para o desenvolvimento e aprendizado de crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma revisão de literatura, com análise descritiva e quantitativa, a pesquisa ocorreu nas bases de dados LILACS e Google Acadêmico e na biblioteca online Scielo, foram selecionados os 10 estudos cronologicamente mais novos, para avaliação dos estudos selecionados foi utilizada a escala PEDro. Foi realizada uma análise temática e emergiram as seguintes categorias: a concepção do movimento humano e a cultura corporal na Educação Infantil; abordagens pedagógicas do professor de Educação física na Educação Infantil; desenvolvimento motor dos escolares. Diante da pesquisa foi observado que a produção é muito reduzida, os autores estão produzindo de maneira tímida a cerca do tema, ao finalizar esta etapa da pesquisa foi possível confirmar que de fato o movimento auxilia a criança a crescer, a se desenvolver, e não apenas no fator motor, mas cognitivo, social, intelectual, cultural e físico. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |