Trabalho e educação: uma análise da reforma do ensino médio (lei 13.415) em contexto de flexibilização
Fecha
2018-12-09Autor
Dornelles, Lucas Augusto Schmidt
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A educação desempenha papéis importantes na formação do ser humano e na transmissão de conhecimentos historicamente desenvolvidos. Com o desenvolvimento das forças produtivas ao longo da história e o surgimento e consolidação do modo de produção capitalista, a educação adquire novas características e lógicas de atuação, intrinsecamente ligada à manutenção da estrutura de classes e das relações de dominação existentes na sociedade, sempre acompanhando as reestruturações produtivas que surgem das necessidades do capital em períodos de crise e que trazem novos elementos para a organização social. Esta pesquisa busca, a partir de revisão bibliográfica, compreender a centralidade do trabalho na organização da sociedade e no desenvolvimento das forças produtivas, bem como as reestruturações engendradas pelo capitalismo ao longo da história, a relação histórica da educação com o trabalho e as exigências produtivas; e também, a partir de revisão bibliográfica e análise documental, analisar a mais recente proposta de reforma do ensino médio como elemento chave das exigências do capitalismo para a educação no último período de reestruturação produtiva.
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