dc.contributor.advisor | Mourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira | |
dc.creator | Bacellar, Isabel da Silva | |
dc.date.accessioned | 2020-06-09T14:32:19Z | |
dc.date.available | 2020-06-09T14:32:19Z | |
dc.date.issued | 2018-12-12 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.citation | BACELLAR, I. da S. Gênero: um estudo de caso na Escola Érico Veríssimo. 2018. 24p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19883 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This article presents how the teaching of sociology addresses gender issues in schools. Seen as a concept of gender being studied by women among students / as feminism, but not widely used in school curricula and the theme being published frequently in the media, although little understood by young people of school age. It is important that the student has knowledge about the theme so that he can understand the gender diversity in society and especially in the school environment. For this purpose, it will be used with a class of 1st year high school students in the teaching methodology of pedagogical workshops to understand which practical activities in schools select or study in the theme addressed. Students can participate in the activity by making illustrative panels and with captions that address gender identity and gender inequality. And as actors in a play, where they could perform with gestures and actions such as gender inequality is part of people's daily lives. This work presents presentations made during a research as which can contribute with educators for students with knowledge and understanding about teaching on the theme of gender study. Thus contributing so that you can participate in the debate on the topic without showing strangeness in the gender diversity that you can find at school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Gender | eng |
dc.subject | Teaching | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Oficina | por |
dc.subject | Workshop | eng |
dc.title | Gênero: um estudo de caso na Escola Érico Veríssimo | por |
dc.title.alternative | Gender: a case study at Érico Veríssimo School | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Ciências Sociais | por |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta como o ensino de sociologia aborda as questões de gênero nas escolas. Visto o conceito de gênero ser estudado por décadas entre teóricos /as do feminismo, mas não amplamente usado nos currículos escolares e o tema ser amplamente comentado nos meios de comunicação embora pouco entendido pelos jovens em idade escolar. É importante que o aluno tenha conhecimento sobre a temática para que possa entender a diversidade de gênero na sociedade e principalmente no ambiente escolar. Para tanto será usada com a turma de alunos do 1° ano de ensino médio a metodologia de ensino oficinas pedagógicas por entender que atividades práticas nas escolas tendem a inserir o estudante na temática abordada. Os estudantes puderam participar da atividade com a confecção de painéis ilustrativos e com legendas que abordaram a identidade de gênero e a desigualdade de gênero. E como atores numa peça teatral onde puderam representar com gestos e ações como a desigualdade de gênero faz parte do cotidiano das pessoas. Este trabalho apresenta observações feitas durante a pesquisa as quais poderão contribuir com os educadores à incutir nos alunos o conhecimento e entendimento acerca do ensino sobre a temática do estudo de gênero. Contribuindo assim para que possam participar do debate da temática sem demonstrarem estranheza à diversidade de gênero que poderão encontrar na escola. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |