Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira
dc.creatorOliveira, Felipe Pires
dc.date.accessioned2020-06-09T14:33:01Z
dc.date.available2020-06-09T14:33:01Z
dc.date.issued2018-12-06
dc.date.submitted2018
dc.identifier.citationOliveira, F.P. Gênero e sexualidade na escola: experiências de oficinas docentes e discentes na escola Edna May Cardoso município de Santa Maria-RS. 2018. 96 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19884
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2018por
dc.description.abstractThis monograph aims to analyze the approach in the study of gender and sexuality, within the school and in the formation of students through workshops, as a possibility of construction with social sciences, and together with post-critical "Curricular" theory, in the continuing education of teachers in the school environment, thus creating students with critical power, is to ponder the construction of the critical subject and participant in society within education through the educational and pedagogical system. In a society that can discuss in the school and in the families, in which we pass analyze from the sociological and educational process and pedagogical and its changes within the basic education. With reports on the anxieties and uncertainties of families, teachers and students, due to the high rate of discrimination and hate speech by the social body, with this arise the doubts that they generate about the way to research and also the contents that can be developed in the room of class and mainly in an approach within the school, thus creating a concrete and firm student and teacher training to deal with evolutionary situations of society. Nothing justifies the stigmatized negative view within the school and higher level, one can not (non) constitute social rights, in which it will be socially rejected by those who envisage to deceive justice if transvestite of the palatine of justice and social action, to the detriment of social insertion and educational. It concludes by stating that gender, sexuality and diversity education is an effective way to raise debates about the negativity of sexual prejudice and that power relations in society can be (re) examined as a result of a more socially harmonious country.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGêneropor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectDireitopor
dc.subjectSociologiapor
dc.subjectGendereng
dc.subjectSexualityeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectLaweng
dc.subjectSociologyeng
dc.titleGênero e sexualidade na escola: experiências de oficinas docentes e discentes na escola Edna May Cardoso município de Santa Maria-RSpor
dc.title.alternativeGender and sexuality in school: experience of teaching offices and disciples in school Edna May Cardoso municipal of Santa Maria-RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationLicenciatura em Ciências Sociaispor
dc.description.resumoA presente monografia tem como objetivo analisar abordagem no estudo de gênero e sexualidade, dentro da escola na e formação de alunos através de oficinas, enquanto possibilidade de construção com ciências sociais, e juntamente com teoria pós-criticas “Curriculares”, na formação continuada de professores em âmbito escolar, assim criando alunos com poder crítico, é ponderar sobre a construção do sujeito crítico e participante em sociedade dentro da educação através do sistema educacionais e pedagógicos. Em uma sociedade que possa discutir na escola e nas famílias, na qual passamos analisar a partir do processo sociológico e educacional e pedagógico e sua mudanças dentro da educação básica. Com relatos sobre as angustias e incertezas de famílias, professores e alunos, devido alto índice de discriminação e discurso de ódio pelo corpo social, com isso surge as dúvidas que geram acerca da forma de se pesquisar e também dos conteúdos que possam ser desenvolvidos em sala de aula e principalmente em uma abordagem dentro da escola, assim criar uma formação discente e docente concreta e firme para lidar com situações evolucionista da sociedade. Nada justifica a estigmatizada visão negativa dentro do âmbito escolar e superior, não se pode (des) constituir direitos sociais, no qual será socialmente rejeitada por aqueles que vislumbram ludibriar a justiça se transvestindo de palatino da justiça e ação social, em prejuízo à inserção social e educacional. Conclui-se informando que a educação de gênero, sexualidade e diversidade é um caminho eficaz para suscitar debates em torno da negatividade do preconceito sexual e que relações de poder em sociedade possam ser (re) examinadas como decorrência de um país mais harmonioso socialmente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto