Neoliberalismo e educação: uma interpretação da reforma do ensino médio (Lei n. 13.415/2017)
Resumo
O presente trabalho analisa a Reforma do Ensino Médio (Lei n. 13.415/2017) buscando compreender sua atuação enquanto operacionalização da doutrina neoliberal na área da educação. Nesse sentido, foram analisadas as correntes teóricas mais influentes da doutrina neoliberal, as perspectivas críticas a essa ideologia e as principais reformas educacionais brasileiras no século XX. A partir de uma análise de conteúdo, articulando as categorias “efeito lateral”, “monopólio técnico”, “flexibilização” e “ideologia da profissionalização”, pode-se compreender o lugar histórico da reforma, seus objetivos e a relação da educação de nível médio com a formação de mão de obra para o mercado de trabalho numa economia neoliberal. A Reforma baseada no pretexto da crise do Ensino Médio aparece como instrumento que acirra a desigualdade em relação ao acesso à educação de qualidade, associando a educação pública à formação técnica e profissional através de um currículo flexível e “moderno”, preocupado em atingir índices de desenvolvimento econômico.
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