dc.contributor.advisor | Campos, Rosana Soares | |
dc.creator | Leão, Ivanderson Pedroso | |
dc.date.accessioned | 2020-06-09T14:36:29Z | |
dc.date.available | 2020-06-09T14:36:29Z | |
dc.date.issued | 2018-12-18 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.citation | LEÃO, I. P. Neoliberalismo e Educação: uma interpretação da Reforma do Ensino Médio (Lei n. 13.415/2017). 2018. 34 p.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais ) -
Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19886 | |
dc.description | Artigo de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito parcial e obrigatório para obtenção do grau de Licenciado em Ciências Sociais. | por |
dc.description.abstract | This work analyses Senior High School amends (law number 13.415/2017) trying to understand its acting while bringing about neoliberal doctrines in education areas. Thus, the most influent theoretical currents of the neoliberal doctrines were analyzed and also the critical perspectives to this ideology. Through an analysis of the content, articulating the categories “collateral effect”, “ technical monopoly”, “flexibility” and “professional ideology” we are able to understand the historical place of the amend, its aims and the relation of the education in high school with the making up of manual work for the working market in a neoliberal economy. The amend based upon High School crisis pretext shows up as a tool that incites inequality related to the access to qualified education, associating public education to technical and professional graduation by a flexible and “modern” curriculum, worried in reaching economic development rates. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Neoliberalismo | por |
dc.subject | Reforma do ensino médio | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Neoliberalism | por |
dc.subject | Amends to senior high school | por |
dc.title | Neoliberalismo e educação: uma interpretação da reforma do ensino médio (Lei n. 13.415/2017) | por |
dc.title.alternative | Neoliberalism and Education: an interpretation of the senior high school reform (Law number 13.415/2017) | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Ciências Sociais | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho analisa a Reforma do Ensino Médio (Lei n. 13.415/2017) buscando compreender sua atuação enquanto operacionalização da doutrina neoliberal na área da educação. Nesse sentido, foram analisadas as correntes teóricas mais influentes da doutrina neoliberal, as perspectivas críticas a essa ideologia e as principais reformas educacionais brasileiras no século XX. A partir de uma análise de conteúdo, articulando as categorias “efeito lateral”, “monopólio técnico”, “flexibilização” e “ideologia da profissionalização”, pode-se compreender o lugar histórico da reforma, seus objetivos e a relação da educação de nível médio com a formação de mão de obra para o mercado de trabalho numa economia neoliberal. A Reforma baseada no pretexto da crise do Ensino Médio aparece como instrumento que acirra a desigualdade em relação ao acesso à educação de qualidade, associando a educação pública à formação técnica e profissional através de um currículo flexível e “moderno”, preocupado em atingir índices de desenvolvimento econômico. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |