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dc.contributor.advisorCampos, Rosana Soares
dc.creatorLeão, Ivanderson Pedroso
dc.date.accessioned2020-06-09T14:36:29Z
dc.date.available2020-06-09T14:36:29Z
dc.date.issued2018-12-18
dc.date.submitted2018
dc.identifier.citationLEÃO, I. P. Neoliberalismo e Educação: uma interpretação da Reforma do Ensino Médio (Lei n. 13.415/2017). 2018. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais ) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19886
dc.descriptionArtigo de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito parcial e obrigatório para obtenção do grau de Licenciado em Ciências Sociais.por
dc.description.abstractThis work analyses Senior High School amends (law number 13.415/2017) trying to understand its acting while bringing about neoliberal doctrines in education areas. Thus, the most influent theoretical currents of the neoliberal doctrines were analyzed and also the critical perspectives to this ideology. Through an analysis of the content, articulating the categories “collateral effect”, “ technical monopoly”, “flexibility” and “professional ideology” we are able to understand the historical place of the amend, its aims and the relation of the education in high school with the making up of manual work for the working market in a neoliberal economy. The amend based upon High School crisis pretext shows up as a tool that incites inequality related to the access to qualified education, associating public education to technical and professional graduation by a flexible and “modern” curriculum, worried in reaching economic development rates.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectNeoliberalismopor
dc.subjectReforma do ensino médiopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectNeoliberalismpor
dc.subjectAmends to senior high schoolpor
dc.titleNeoliberalismo e educação: uma interpretação da reforma do ensino médio (Lei n. 13.415/2017)por
dc.title.alternativeNeoliberalism and Education: an interpretation of the senior high school reform (Law number 13.415/2017)eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationLicenciatura em Ciências Sociaispor
dc.description.resumoO presente trabalho analisa a Reforma do Ensino Médio (Lei n. 13.415/2017) buscando compreender sua atuação enquanto operacionalização da doutrina neoliberal na área da educação. Nesse sentido, foram analisadas as correntes teóricas mais influentes da doutrina neoliberal, as perspectivas críticas a essa ideologia e as principais reformas educacionais brasileiras no século XX. A partir de uma análise de conteúdo, articulando as categorias “efeito lateral”, “monopólio técnico”, “flexibilização” e “ideologia da profissionalização”, pode-se compreender o lugar histórico da reforma, seus objetivos e a relação da educação de nível médio com a formação de mão de obra para o mercado de trabalho numa economia neoliberal. A Reforma baseada no pretexto da crise do Ensino Médio aparece como instrumento que acirra a desigualdade em relação ao acesso à educação de qualidade, associando a educação pública à formação técnica e profissional através de um currículo flexível e “moderno”, preocupado em atingir índices de desenvolvimento econômico.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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Acesso Aberto
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